Gosto de experimentar diferentes sistemas operacionais nos meus micros. Estou testando o Ubuntu 64 bits para confirmar se é mesmo melhor, mais rápido que a versão 32 bits, e tal. Mas o problema de SO novos é a falta de drivers.
Depois de muita pesquisa na rede e muitos testes errados, consegui instalar rede sem fio no meu novo laptop Acer 4520 com Ubuntu 8.04 64 bits. Usei o seguinte esquema:
- Desativei os drivers proprietários que o Ubuntu instalou por default (Sistema > Administração > Drivers de Hardware, desmarquei os dois drivers Atheros).
- Para me certificar que os drivers Atheron velhos não seriam carregados, num terminal digitei
sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist
e inseri no final do arquivo de “lista negra de drivers” o texto
blacklist ath_pci
- Dei reboot.
- Usando conexão por cabo ethernet, instalei o Instalador de Drives Wifi (Aplicações > Adicionar/Remover, procurei por wifi). Ele já instalou o empacotador Ndiswrapper. O Ndiswrapper é um pacote de software que “embrulha” os drivers originais para Windows das placas Atheros, e os faz trabalhar no Linux, já que a Atheros não desenvolveu o driver nativo para o pinguim. O programa Windows Wireless Drivers facilita a instalação do Ndiswrapper.
- Baixei os drivers Atheros para Windows 64 bits no site Checo da Atheros. Entre os diversos drivers desta página, o que funcionou foi a versão 5.3.0.56 para Windows XP 64 bits.
- Abri o zip numa pasta. Usei o programa instalador (que, depois de instalado, ficou em Aplicações > Ferramentas do Sistema > Instalar drives wifi ) para procurar o arquivo .inf dos drivers e mandei instalar.
- Desliguei o cabo da placa ethernet. O wifi conectou.
- Drawbacks: a luzinha do wifi não acende no Ubuntu 64 bits, só no 32 bits. Por isso, se a conexão não está funcionando, aperto o botão do wifi e espero um pouco. Se tudo estiver OK, o ícone do wifi na barra superior começa a girar, fazendo a conexão.
- Infelizmente, depois do reboot, o wifi não consegue conectar. Depois de um minuto, pede novamente a senha wifi. Eu forneço corretamente, ele fica tentando autenticar por um minuto e volta a pedir a senha. Por que quando da instalação o driver autentica logo e depois, não? Sem senha, o wifi conecta em segundos. Mas não sou doido de usar minha rede wifi sem senha…
Conclusão
Voltar a usar Ubuntu 32 bits. O mundo não está preparado para 64 bits. O driver de Scanner HP Scanjet 2400 também só funciona em 32 bits.
Saiba mais
- Adeus ao ndiswrapper. Você pode tentar estas dicas.
- Support for AR2425 (AR5007EG) chipset. Site dos drivers Madwifi. É aqui que estão as novidades sobre os drivers para o Atheros.
Bibliografia
- Acer 4520 complete guide (almost), do brasileiro Felipe. Thx, Felipe! Grande trabalho você fez para a comunidade!
“O driver de Scanner HP Scanjet 2400 também só funciona em 32 bits.”
Você se refere a um driver para o Ubuntu? É o mesmo do Elcot web site?
Grato,
James
Sim, são os drivers do Elcot para Linux em geral. Estranho eles aparecerem na Índia…