Estou postando de um emulador Sugar, o “gerenciador de janelas” dos laptop XO do projeto OLPC. Baixei tudo e instalei da forma simples do Linux Ubuntu 8.04 recem atualizado, conforme as dicas no site do OLPC para instalar Sugar no Ubuntu. Abri um terminal e digitei:
sudo apt-get install sugar sugar-emulator sugar-activities
“sudo” eh para entrar comandos como administrador, padrao no Linux Ubuntu. “apt-get” eh o programa para gerenciar instalacoes. “install” eh o comando para instalar coisas. O restante da linha sao as “coisas” a serem instaladas. Tudo foi instalado rapidamente e o atalho para o Sugar foi colocado no “menu Aplicacoes > Outras” do Ubuntu.
Quando cliquei no menu para rodar o Sugar, surpresa! O emulador abriu rapidamente e apresentou a tela do Sugar sem problemas. Na verdade, não é um emulador, mas um framework Sugar escrito em Python rodando em cima do Ubuntu.
O unico problema do Sugar, como ja deve ter sido notado, eh a acentuacao. Primeira configuracao a ser resolvida. Por enquanto, tenho que me lembrar da posicao das teclas “ingles internacional” no meu teclado ABNT. Defeito severo: a maquina virtual fecha quando uso teclas especiais nao reconhecidas pelo Linux Fedora, base do Sugar.
Mas o mais interessante eh que minha placa de rede sem fio foi detectada com perfeicao pela maquina virtual e eu vejo toda a minha vizinhanca automaticamente! Todos os pontos de acesso sem fio e alguns usuarios, com seus nomes. Jah posso colaborar! hehe. O resto, agora, sao detalhes…
Bonu track: posso trocar para o desktop Ubuntu com as teclas-padrao ALT+TAB.
É, Lucas, não tem muita utilidade se você não é desenvolvedor do Sugar. Só para testar, ver como é que é a interface, e tal…
Grato pela dica.
Dei uma olhada no Sugar, mas acho que não vou instalar por agora. não vi bem o sentido disso, instalando você vira um beta tester do sistema? é Isso?
Até
Lucas