No 1º de abril, a Microsoft fez todo o mundo de bobo

Através de práticas condizentes com seu histórico, a Microsoft conseguiu que a ISO considerasse os formatos OOXML (documentos do MS Office) padrão ISO. O causo todo está explicado por Fábio Emílio Costa, na sua publicação Linux.. e mais coisas (o “padrão” ainda não havia sido aceito, na data do artigo). Foi uma vergonha para a ISO. A instituição de normas internacionais está desacreditada internacionalmente pela forma como a politicagem da Microsoft influiu na decisão.

Resumindo: os documentos Microsoft continuarão sendo mal convertidos por outros programas (Koffice, AbiWord, OpenOffice, WordPerfect), e os desenvolvedores que usarem-nos poderão ter que pagar royalties, coisa impensável para normas ISO. Mas a empresa poderá vender programas para governos dizendo que são “ISO standards”.

Um exemplo do que é o formato OOXML: as datas só funcionam bem se você fizer de conta que existiu o dia 29 de fevereiro de 1900, o famoso dia de São Nunca. Isto não é um 1º de abril.

José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

  • Olá, Eduardo! Valeu! Sinta-se à vontade para fazer o trackback. Sucesso no seu site.

  • Prezado Rocha: descobri seu blog meio que por acaso, pesquisando sobre meus infortúnios com a infame NET quando dei de cara com ele, e me identifiquei de imediato. Trabalho em Suporte Técnico na UNICAMP, e também aprendi quase tudo sozinho; minha área de atuação é basicamente desktop Windows, mas dou minhas cacetadas com Linux (já provei uns 10 ou 12 "sabores") e em casa uso um Mackenstein Mini (2 GB de RAM, C2D 2.16 Mhz, 500 Gb de HD FW) rodando Leopard, Vista Ultimate via BootCamp e uma VM XP, e tentando entender o porque desse "culto ao Mac". Mas isso é história pra longos debates, mais que o nosso exíguo espaço e tempo nos permitem.

    Eu gostaria de saber se posso colocar seu Trackback no meu bloguinho, o Boca no Trombone. Anda meio esquecido, mas voltarei à carga hoje mesmo.

    Um grande abraço, e agradeço a atenção: "keep up the good job"!

  • Opa! :)
    Eu é que agradeço o "serviço público" de compilar tudo. É uma questão cheia de detalhes técnicos e jornalisticamente chata. Seu artigo dá uma organizada em tudo e esclarece aos leigos como eu. BTW, está repercutindo na publicação do Luis Nassif.
    Legal saber que você é do time OpenOffice. Eu sou entusiasta desta suíte de escritório desde os tempos do OS/2.

  • Olá!

    Queria agradecer pelo pingback... :P

    Mas na realidade não fui apenas eu que andei investigando isso. Na realidade, o artigo que você citou é um resumão de tudo o que aconteceu até aquele momento. Nele tem links, links e mais links para artigos de pessoas que realmente estiveram envolvidas nesse processo e pelo qual as pessoas poderão entender cada vez mais o que houve.

Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago