O software livre está permitindo uma queda no preço de computadores, juntamente com as medidas do governo brasileiro que desoneraram a cadeia produtiva destes equipamentos.
O resultado é o barateamento dos laptops e desktops e maior inclusão digital. É o caso do computador educacional da VocalTech, um modelo bem equipado por R$ 718,32 (416 dólares), um preço inacreditável para o mercado brasileiro. Monitor de 17 polegadas, memória de 512 MB, disco de 80 GB, entregue em casa e com frete incluso pelo Pac Correios.
A ficha completa é esta:
VocalTech é uma pequena empresa tocada por oito sócios do Espírito Santo, entre eles Antonio Dettmann, um militante do software livre e antigo desenvolvedor brasileiro do PHP-Nuke. Com esse agressivo marketing baseado no preço, a empresa pretende, em um ano, ter 50 funcionários, e dará preferência a deficientes físicos que possam trabalhar em linha de montagem.
A VocalTech conseguiu esta façanha usando hardware compatível com Linux, “hardware padrão sem grandes firulas”, diz Dettmann. Além da distribuição, também terceirizaram o suporte, através da distribuição brasileira ProLinux (baseada em Debian), que forneceu o sistema operacional Linux para o Pró-Jovem do MEC.
O press release da empresa termina com uma citação do prof. Pietro Ubaldi:
“O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir”
Fica aqui registrada, então, minha cooperação divulgando o case de mercado para ajudar a empresa a contratar mais deficientes físicos e a colaborar com a inclusão digital.
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…