ABTA justifica venda casada de canais de TV

Um participante da lista de discussão Resposta 42 perguntou para a Associação Brasileira de TV por Assintura (ABTA, uma associação de empresas estrangeiras) , porque somos obrigados a assinar pacotes de canais, numa prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor apelidada de “venda casada”. A resposta foi esta:


From: Marcia Valdujo – ABTA <marcia@abta.org.br>
Date: 2008/3/13
Subject: Re: ABTA – Fale conosco


Prezado […]

Recebemos suas observações sobre a impossibilidade de se adquirir apenas alguns canais em sua TV por Assinatura. Esta é uma solicitação bastante comum e merece explicação. Os motivos que impedem a adoção de tal modelo são basicamente os seguintes:

Os operadores de TV por Assinatura não são Produtores de Conteúdo. Os conteúdos (canais) são adquiridos de terceiros como, por exemplo, da FOX, Globosat, Turner, Discovery e Band. Cada Produtor de Conteúdo tem sua própria tabela de preços, porém todos têm em comum um mesmo critério: o preço do canal cai na medida em que aumenta a base de assinantes daquele canal. Por isso, o operador de TV por Assinatura agrupa os canais em pacotes de forma a obter o menor preço possível para os vários canais. Em outras palavras, a eventual fragmentação da base de assinantes elevaria os custos de cada canal em níveis proibitivos.

Além disso, há uma limitação do sistema relacionada à capacidade de processamento. Por exemplo, 120 canais agrupados em combinações de apenas 5 canais representariam quase 200 milhões de combinações possíveis. Tal fato, além de requerer um sistema de controle caríssimo, exigiria um set-top box (decodificador) com capacidade computacional que alcançaria preços inacessíveis para a maioria dos assinantes.

Finalmente, é importante registrar que esses mesmos critérios e conceitos são adotados para a TV por Assinatura em todo o mundo, pois essa é a forma mais eficaz e econômica de tornar disponível a multiplicidade de canais alternativos que a TV paga oferece.

Atenciosamente,
Alexandre Annenberg
Presidente-executivo da ABTA

Tags:

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.