Marinha do Brasil vai anistiar o Almirante Negro

Comunicado foi feito ao meu senador, Paulo Paim, defensor do projeto de anistia, pelo comandante de Marinha, Almirante Júlio Soares de Moura Neto. Anúncio de anistia póstuma é de Rosane de Oliveira em Zero Hora
(2008-03-16).

O marinheiro negro João Cândido, filho de escravos de Encruzilhada do Sul, RS, liderou em 1910 a Revolta da Chibata
contra maus tratos à marujada, depois que um colega seu foi condenado a 250 chibatadas. Os revoltosos ameaçaram canhonear o Rio de Janeiro, pondo a República de joelhos.

Nos anos 70, João Cândido foi imortalizado na música de João Bosco e Aldir Blanc, mas a censura obrigou-os a trocar a estrofe “Salve o Almirante Negro” por “Salve o Navegante Negro”.

O assunto era tabú nas Forças Armadas, que agora recuperam a dignidade. As Forças Armadas brasileiras, cujos membros, mesmo mais graduados, em geral não vem da Zelite, estavam devendo essa. Parabéns ao Almirante Moura Neto.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.