History Channel baixa sua qualidade de imagem

Assinei a Net Digital praticamente só pelo History Channel (exagerando um pouco). Mas agora um dos melhores canais está deixando a desejar em seus documentários. A imagem está comprimida demais, resultando em “esfarelamento” nas áreas de contraste acentuado.

Primeiro, achei que eram só as reprises, porque as legendas, normalmente gravadas em separado, agora estavam “hard coded”, gravadas junto com o vídeo. Não podem mais ser desligadas pelo controle remoto. Mas, passada a época de entressafra de documentários, todos os programas apresentam esta característica, mesmo as estréias.

Pior ainda: o som estéreo se foi! O som é uma das melhores características da TV digital, e fica especialmente bom em sistemas Home Theatre. Já que a imagem da TV atual é ruim, pelo menos o som envolvente poderia aumentar o prazer de se ver TV. Mas com som mono, fica difícil!

Quem será que teve a brilhante idéia de detonar com a qualidade do History Channel no Brasil?

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.