Intel Classmate, o laptop do projeto UCA?

Na minha visão, o Classmate é uma meia-solução. É uma boa máquina, mas não tem a ampla oferta de software (“atividades”) para desenvolvimento do aprendizado por projetos em grupo que a comunidade OLPC está oferecendo.

Mas segundo a profª Léa Fagundes, do LEC da Ufrgs e participante do projeto UCA, a nova pedagogia poderá ser aplicada com qualquer máquina que vencer a licitação.

Para mim, o mais grave será, possivelmente, a falta de roteamento da rede mesh. É muito provável que ele só terá capacidade de participar da rede mesh como cliente. Junte a isto uma provável placa de rede WiFi de alcance standard (uns 40m), e isto matará a inclusão digital das famílias dos alunos: ficará tremendamente difícil acessar a internet pela rede das escolas.

Mas este panorama poderá mudar se a Intel e a Positivo tiverem, em dois meses, implementado uma tecnologia mesh como a OLPC e a Marvell estão desenvolvendo há dois anos: mesh com roteamento mesmo com a máquina dormindo, placas WiFi com 200 metros de alcance (1300m sem barreiras).

Outro ponto negativo será no gasto de energia elétrica: o Classmate, por ser mais potente e de uma tecnologia mais antiga de processador e tela, gasta mais. Este custo ficará escondido nas contas de energia das escolas, mas é significativo ao longo de cinco anos de vida útil do equipamento. A diferença de gasto de energia pode chegar de 70 a 100 reais, entre a classe de laptops Classmate e a classe XO. O XO gasta a metade da energia de um Classmate, ou menos ainda.

José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago