Net Digital: Quero escolher o que passa na minha TV

É muita cara de pau o que as redes de TV aberta e por assinatura estão fazendo. Um projeto de lei quer obrigar a que 50% dos canais e 10% da programação de todos os canais sejam de programação brasileira. Eles são contra, claro. O argumento é que isso seria reserva de mercado e acabaria com a liberdade de escolha. Armaram uma campanha e um site que convida você a escrever para seu deputados.

Imagine! Logo as TVs pagas, que nos obrigam a assinar um monte de canais que não queremos, junto com os canais mais procurados. Isso vai contra o Código do Consumidor, que proíbe a venda casada de serviços e produtos. E, cara de pau maior ainda, no site não colocam um link para falar com eles, porque sabem que isto vai causar uma enxurrada de protestos dessa prática contra o consumidor.

Mas eu entrego aqui o endereço pra falar com a ABTA. Escreva reclamando desse desrespeito com o cliente e com o código do consumidor, que é a venda casada de canais pagos.

E, antes de tomar uma posição no caso, leia porque os programadores estrangeiros não querem programadores nacionais na jogada, inclusive mentindo na campanha.

Tags:

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.