GJOL lança Manual de Laboratório de Jornalismo na Internet

Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL) da Bahia lança mais uma obra de interesse para quem gosta do jornalismo em mídias digitais. Desta vez, a obra serve mais para professores e estudantes do tema. É o Manual de Laboratório de Jornalismo na Internet. O livro reúne exercícios e estudos dirigidos dos professores Marcos Palacios e Beatriz Ribas, desenvolvidos entre 2005 e 2007 como resultado da Oficina de Jornalismo Digital, na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Gostei do título, porque não limita o jornalismo à Web como o nome webjornalismo, nem usa uma palavra anglo-saxã como online. Afinal, o jornalismo em mídias digitais (nome muito comprido) também pode ser feito pelo Google Earth, email, celular etc. Mas tudo usa a rede.

Segundo o jornal A TARDE, o livro traz exercícios básicos e introdutórios que estão divididos em três tipos:

A primeira parte é de exercícios mais avançados de observação, crítica e reflexão. A segunda é constituída por trabalhos que exploram as características básicas do Jornalismo na Internet: Hipertextualidade, Multimidialidade, Interatividade, Personalização, Atualização Contínua, Memória. Os exercícios da terceira e última parte foram elaborados em torno de diversas práticas e recursos jornalísticos existentes na web.

O lançamento vem enriquecer a bibliografia tupiniquim sobre jornalismo online.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.