O Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL) da Bahia lança mais uma obra de interesse para quem gosta do jornalismo em mídias digitais. Desta vez, a obra serve mais para professores e estudantes do tema. É o Manual de Laboratório de Jornalismo na Internet. O livro reúne exercícios e estudos dirigidos dos professores Marcos Palacios e Beatriz Ribas, desenvolvidos entre 2005 e 2007 como resultado da Oficina de Jornalismo Digital, na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Gostei do título, porque não limita o jornalismo à Web como o nome webjornalismo, nem usa uma palavra anglo-saxã como online. Afinal, o jornalismo em mídias digitais (nome muito comprido) também pode ser feito pelo Google Earth, email, celular etc. Mas tudo usa a rede.
Segundo o jornal A TARDE, o livro traz exercícios básicos e introdutórios que estão divididos em três tipos:
A primeira parte é de exercícios mais avançados de observação, crítica e reflexão. A segunda é constituída por trabalhos que exploram as características básicas do Jornalismo na Internet: Hipertextualidade, Multimidialidade, Interatividade, Personalização, Atualização Contínua, Memória. Os exercícios da terceira e última parte foram elaborados em torno de diversas práticas e recursos jornalísticos existentes na web.
O lançamento vem enriquecer a bibliografia tupiniquim sobre jornalismo online.
Olá, Alves!
Tente comprar pelo site do Gjol: http://www.facom.ufba.br/jol/
Sucesso!
bom dia!
como faço para adquirir eses livors, pois estou na area de jornalismo a mais de 5 anos, só que em minha cidade não tem, um curso nessa area. e gostaria muito de te-los comigos esse livros.
Olá!
aproveito seu comentário sobre o livro do Gjol para lhe pedir um favor: sou parte do grupo de pesquisa baiano e faz tempo ando atrás da sua dissertação de mestrado. Pesquiso a leitura na web e vejo referencias a seu trabalho o tempo todo, mas quero citar dem primeira mao!!!kkkkk
pode me enviar? lhe agradeço antecipadamente
graciela natansohn
facom/ufba