Categories: TelefoniaTV

Como reclamar de telecomunicações (Net Virtua, TV a cabo, telefone celular)

As empresas de telecomunicações (telefonia, TV por assinatura) têm milhões de clientes. Milhares têm problemas e muitas vezes precisam ficar horas pendurados em telefones sem resultados práticos. Mas não adianta ser grosseiro com goianos de tele-atendimento: eles não têm culpa. Seus gerentes, sim, mas eles não vão ouvi-lo. Já a Anatel tem ouvidoria para isso. Aqui dou algumas dicas de como resolver o problema como cidadão consciente.

Faça sua reclamação por telefone. Como você poderá ficar mais de uma hora pendurado no telefone, ligue pelo zero-800 que as empresas são obrigadas a manter (o fone da Net Virtua era 0800-721-0029, mas mudou para 10321). As empresas só divulgam o telefone pago. Ligue rapidamente para o fone pago e pergunte pelo zero-800. Depois, ligue para este e fique um bom tempo esperando. Para facilitar minha vida, enquanto espero, fico trabalhando no computador.

Aberto o chamado, anote o protocolo que o funcionário vai passar a você. Anote também a data e o nome completo do atendente.

Depois, acesse o site de reclamações da Anatel e registre o caso (num sisteminha meio chato e mal programado, que exige cadastramento por CPF. Desligue o bloqueio de pop-ups para o site da Anatel). Ou ligue 1331, que é mais rápido.

A empresa terá cinco dias para resolver sua situação, ou ficará mal avaliada pela Anatel e poderá receber multa.

Powered by ScribeFire.

José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

  • Desde que aumentei a velocidade da internet, que não consigo navegar nem com manivela, e estou pagando, isto vocês sabem cobrar, já reclamei, vieram alguns técnicos aqui que nada disseram e a realidade continua a mesma nua e crua, não consigo navegar, o problema é da net, pois antes de trocar a velocidade isto não acontecia, passou a acontecer a partir do momento que troquei a velocidade.

    • Olá, Katia!
      Ligue para a Anatel (1331) com o número do protocolo e seu CPF em mãos.

  • Adquiri atraves de migração o pacote completo da Net ao qual teria o direito de ter 10MG de banda larga, qual a minha surpresa que não vem o combinado e sim a metade apos fazer algumas reclamações e sempre com respostas evasivas, que o tecnico ira vir pra ver o problema e apos espera de 10 dias o tecnico esteve aqui e me in formou que vem dela o sinel, sendo que a traxa media é entorno de 5Mg. agora vejamos o seguinte se eu paga por dez e recebo cinco com quem fica a diferEnça, eu acho que tem de ser o contrado e não o que eles querem, tenho varios protocolos de reclamações no 10621, estou me sentindo lesado e sem resposta;

    • R$ 1.99 e R$ 1.66
      A empresa net, tv por assinatura, netfone e virtua no dia 20/11/2011 não ofereceu serviços por um período de (+ ou - 10 horas) reclamei no atendimento 10621 nada foi resolvido reclamei na ouvidoria 0800 7010 180 e depois de dois protocolos 003 110 717 985 661 e 003 110 718 442 860 a atendente do ATENDIMENTO ESPECIAL me contatou pelo celular e disse que vai estornar valores da fatura, R$ 1.99 referente ao virtua e R$ 1.66 referente à tv, isso é que é ter respeito pelo cliente, dar um desconto de R$ 1.99 + R$ 1.66 = R$ 3.65.

  • É duro!!! Pagar TV por assinatura e ver no canal cartoon o programa do CHAVES, não basta o SBT? Temos que pagar pra ver esta porcaria. TV não foi feito só pra adolecentes, adultos também assistem, as programações do Cartoon Network, Boomerang, Warner, Disney Chanel e NIckelodeon, são verdadeiros afrontos a quem já foi criança como eu. Adorava o canal Boomerang pelos desenhos da Hanna Barbera que passavam, temos a necessidade de recordarmos a infância, querer que nossos filhos assistissem desenhos sem compromisso com a violência, como são os desenhos e séries apresentadas hoje ewm dia. Podem até falar que as crianças gostam do que se passa hoje na tv, mas não teem a chance de conhecer o maravilhoso mundo da Hanna Barbera. O tal Ben 10 é um saco, sem falar de Rebeldes, Zack e CodY, e tantos outros programas chatos da tv por assinatura. Talves este meu protesto não resolva nada, como também pode signicar alguma coisa e está servindo pra eu desabafar. ABAIXO O Chaves, Zack e Cody, Rebeldes, Bem 10 e tantos outros. E VIVA O SHAZZAN, BOB PAI E BOB FILHO, A FEITICEIRA, JEANNIE É UM GÊNIO e tantos outros que eu gostaria de ver novamente.

  • Tenho tv net quase 10 anos ao longo do tempo a net fi tirando alguns canais do meu pacote.fis quando Entrei em contato,eles me enformaram que eles tem autonomia para tirar os canais sem me darem informção. Eles colocam varios canais como tele cine com isso tiram os canais que nós pertecem e bloqueia a transmição....Onde esta os nossos direito

  • sou mais um enganado dessa merda da NET....segue email escrito por um vendedor da NET....
    Bom Dia ,

    Ela passou informação errada, porque quando é feita a portabilidade do número a franquia dos 300 minutos entra automaticamente.
    E sobre a promoção do seu plano eu falei com meu supervisor , foi erro nosso de digitação do plano,porque quando eu gerei a proposta no sistema foi colocado com a promoção e na hora que o rapaz digitou ele lançou com o novo plano. A NET vai fazer o desconto da diferença nas 6 primeiras faturas ok. Qualquer dúvida me ligue , em relação GVT é só aguardar o cancelamento que é feito em 7 dias úteis blz. Obrigado .

    Esse email ele me passou quado questionei o fato de não ter na NET os minutos de franquia que eu tinha com a antiga operadora, como podem ver ele relata que automaticamente eu iria estar obtendo esse minutos de franquia, mais isso não aconteceu, no plano todas as ligações que faço tenho que pagar, e isso é somente uma das reclamações, sem falar em preços abusivos que vem cobrado na fatura..... A NET é uma merda e engana o pessoal.... Net nunca mais!!!!!!!!!!!@#$%¨&*(

  • Senhoras e senhores consumidores e usuários deste evidente serviço precário e de lastimável propaganda enganosa......acordem a tenham atitude a exemplo do nobre Márcio Heide e deixem de ser reféns destes desrespeitosos oportunistas.

    Rogério Hessel

  • o serviço de telefonia do nosso país é uma vergonha, estou com a linha fixa do meu telefone fixo muda desde o dia 28/03/11, abri chamado p/OI no mesmo dia e ate hoje 30/11 não enviado nenhum tecnico. o que me aborrece é que nunca atrasei o pagto da conta e agora vejo esta falta de respeito

  • Maravilha de TVA...não há comunicação sem vida não há vida sem comunicação!
    Quando não temos sinais de(chiados-sem imagens) programação temos que ouvir uma propaganda de um tal de Bispo...meu nome é...voce nervoso não consegue lembrar duas palavras que o comunicador da TVA falou..Oh!pessoal é uma dica. Pela internet voce é o 12º da fila e demora demora demora em Japones posso dizer OKOMOTÔ...de saco bem cheio!
    No feriado cadê a TVA sumiu o gato comeu.Graças ao meu DVD não dependo de voces.
    Minha ultima compra foram 15 DVS filmes novos e que IMAGEM..POR OUTRO LADO a imagem da TVA ,eu tenho até vergonha qdo chega visita em casa (ex: AXN,WB,etc...)
    Espero ter ajudado...enfim ainda dá tempo para que eu continue assinante da TVA(10 anos de fidelidade)..a Imagen da tva É SIMPLESMENTE HORRIVEL) E NÃO ME DEIXEM NA MÃO DE NOVO.0BRIGADA!

  • Ola! Há 8, oito anos, eu venho pedindo que a OI ou qualquer
    outra empresa disponha Banda Larga, para olugar onde moro ,
    Santa Dalila em Magé RJ.
    Dando o nome assim parece que o lugar, esta localisado fora
    da civização, não, esta a 27 Km do centro do RJ, a resposta
    para cada consulta a OI e sempre a mesma a 8 anos "Sr. a Oi
    esta estudando e trabalhando nesta direção." Creio que ela
    (Oi) esta sendo reprovada a cada ano, e perdeo a direção -
    faz tempo.

  • Quase 2 meses que fiz a portabilidade para vivo e depois disso meu celular nao recebe mais figaçao de telefone fixo, diz que meu numero não esta ativo,ja estou cansada de ligar para vivo e reclamar numero de protocolo estou cheia. não era p chamar VIVO era para ser MORTO pois nao funciona.

Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago