As empresas de telecomunicações (telefonia, TV por assinatura) têm milhões de clientes. Milhares têm problemas e muitas vezes precisam ficar horas pendurados em telefones sem resultados práticos. Mas não adianta ser grosseiro com goianos de tele-atendimento: eles não têm culpa. Seus gerentes, sim, mas eles não vão ouvi-lo. Já a Anatel tem ouvidoria para isso. Aqui dou algumas dicas de como resolver o problema como cidadão consciente.
Faça sua reclamação por telefone. Como você poderá ficar mais de uma hora pendurado no telefone, ligue pelo zero-800 que as empresas são obrigadas a manter (o fone da Net Virtua era 0800-721-0029, mas mudou para 10321). As empresas só divulgam o telefone pago. Ligue rapidamente para o fone pago e pergunte pelo zero-800. Depois, ligue para este e fique um bom tempo esperando. Para facilitar minha vida, enquanto espero, fico trabalhando no computador.
Aberto o chamado, anote o protocolo que o funcionário vai passar a você. Anote também a data e o nome completo do atendente.
Depois, acesse o site de reclamações da Anatel e registre o caso (num sisteminha meio chato e mal programado, que exige cadastramento por CPF. Desligue o bloqueio de pop-ups para o site da Anatel). Ou ligue 1331, que é mais rápido.
A empresa terá cinco dias para resolver sua situação, ou ficará mal avaliada pela Anatel e poderá receber multa.
Powered by ScribeFire.
Bom sou cliente net ja alguns anos; atrazei minha fatura teve corte de sinal renegociei a fatura parcelei e paguei hoje faz 17 dias que paguei até hoje não ligaram meu sinal,tev dia do atndente me dizer daqui a 20 minutos voltara o sinal,daqui a 30 minutos terá sinal uma grande safadeza por que nem eles sabiam oq estavam dizendo liguei denovo para net e disseram que tinha corte fisico na rua um grande erro deles nunca ouve corte fisico na rua, mais mesmo assim marcaram visita tecnica para domingo de pascoa fiquei o dia todo la aguardando desmarquei almoço de pascoa e fiquei em casa nada não apareceu ninguem liguei la disseram que tinham cancelado a visita por eu estar inadimplente ou seja mal pagador um absurdo porque minha conta esta paga desde dia 6/4/2009 pediram busca de pagamento mandaram aguardar 92 horas liguei denovo disseram vamos ligar daqui a 30 minutos seu sinal dei risada ah ah ah ja havia passado por isso antes bom e nada não ligaram me maltrataram no atendimento empurram para setor de cobrança e eles fazem o mesmo me empurra para atendimento net liguei denovo o atendente diz não tem conta paga aqui e solicita um fax do pagamento fiquei um dia todo para passar o fax e não consegui no outro dia consegui passar o fax mais mesmo assim eles não viram o fax até hoje sumiu o fax la bom cansado de tudo isso ontem liguei e disse para o atendente quero cancelar o serviço ai o atendente perguntou por que ? Eu disse : Porque eu to em dia com minha conta estou com os pagamentos aqui e vai fazer 30 dias que estou sem sinal, ele me passou tudo bem mais tem um multa de quebra de contrato de trezentos e poucos reais eu disse tudo bem quero tudo documentado e vou procurar ajuda de algum orgão e vou denuncialos por que quem não esta cumprindo com seus deveres são vcs não sou obrigado a ter o serviço sem usa-lo por que estou sem sinal e eles nada fazem para resolver bom mandei cancelar assim mesmo ai o atendente mais uma vez disse : não posso cancelar por que vc ta inadimplente com a net é mole não sei mais q fazer ai eu liguei na ouvidoria mais uma vez e me pediram mais uma vez um prazo de 24 horas não sei mais oq fazer é uma grande safadeza q estão fazendo comigo.Tive problema do começo até o fim com eles.
ah e eu estou na carença porque eles mudaram a velocidade da minha net para reparar um erro comigo disseram que como mudei o plano entro na carença denovo mais em nenhum momento foi passado isso para mim …
Caríssimos,
Em 2007, depois de ser fortemente bombardeado pela campanha publicitária da NET, que usa um militar russo que promete que sairemos da Sibéria e que entraremos no maravilhoso mundo dos NETs, acabei virando cliente NET, em verdade mais um NET-OTÁRIO.
Já no ato da instalação, os funcionários fizeram o teste de velocidade o qual se situava entre 20, 30 ou 40k enquanto eu tinha contratado míseros 200k.
Liguei para o SAC da NET e lá fui informado que eles só garantiam 10% da velocidade e isso contava em cláusula contratual a qual eu nunca soube que existia e se tivesse sabido, jamais contrataria pois se pago 100% o mínimo que tenho o direito a receber são os 100%.
O Superior Tribunal de Justiça tem sedimentado e entendimento que contratos dessa natureza são de resultado, assim, aquilo que é ofertado deve ser, efetivamente, entregue/prestado conforme a oferta.
Diante da constatada lesão, pedi para que transferissem para o setor de “cancelamento”… e eles “derrubavam” a ligação. Isso aconteceu várias vezes.
Após o período de 7 dias, enfim, consegui falar com o referido setor o qual informou que para “cancelar” eu precisaria pagar 300 reais de “multa”.
Pois bem, você é bombardeado por campanha publicitária massiva, é enganado, contrata algo que não funciona e ainda tem que pagar multa para se livrar dos estelionatários? Não precisa ser ninguém com grande entendimento em Direito para ter a sensibilidade que há algo errado.
Recorri ao Judiciário relatando o caso e pedi que eles fossem compelidos a cumprir o contrato, além de compensação por danos morais em razão da traição à legítima expectativa criada pela campanha publicitária.
Em primeira instância, a NET foi compelida a prestar o serviço na quantidade contratada, ou seja, míseros 200k, sob pena de multa na razão de 30 reais por dia, limitando tal valor a 20.000 reais.
Ambos recorreram.
No recurso, a NET sustentou ser lícito a cláusula dos 10%.
No meu recurso, sustentei que a cláusula dos 10% era nula uma vez que coloca o consumidor em posição de extrema desvantagem e que geraria enriquecimento sem causa à NET além de sustentar que esta empresa usa e abusa de propaganda enganosa e comete estelionato contra o consumidor, crimes tipificados no CPDC, pois anunciam algo que não tem, sabidamente, a menor condição de fornecer/prestar o serviço.
Nesse ínterim, ninguém da NET jamais me procurou para realizar, sequer, uma tentativa de prestar o serviço da forma com que foi contratado e compelido a prestar por força da tutela antecipada concedida na sentença.
Em acórdão prolatado pela Primeira Câmara Recursal do TJERJ (Nº 2009.700.008963-1), foi mantida a sentença com relação à multa e, além disso, foi dado provimento ao pedido de danos morais, totalizando 5.000 reais.
Fica aqui o alerta para outras vítimas da NET e, especialmente, para os órgãos de proteção e defesa do consumidor e para o Ministério Público, pois o que a referida empresa pratica não é o exercício de empresa lícita, ao revés, sua conduta se amolda a diversos crimes tipificados no CPDC, atingem centena de milhares de consumidores causando danos em massa, e ninguém faz nada sobre isso.
Em São Paulo, o MPSP, recentemente, propôs Ação Civil Pública contra a Telefônica pedindo uma punição bilionária, exatamente porquê aquela empresa prestava seus serviços de forma defeituosa… enquanto que a NET está aí em pelna atividade lesiva e gozando de boa impunidade.
Saudações.
Márcio Pecego Heide
OAB/RJ 118.837
Muito bom! Se todos recorrerem à Justiça, os consumidores serão melhor tratados pelas empresas fornecedoras.
É claro que precisamos de mais juízes e de uma Justiça mais ágil…
nao tem mais canal na net
eu não estou conseguindo fazer ligação nesse final de semana, o telefone só fica mudo o que está acontecendo.
Olá,
Não sei sé é obrigatório falar o nome inteiro, mas os atendentes da TIM se recusam a falar o nome completo.