Categories: TelefoniaTV

Como reclamar de telecomunicações (Net Virtua, TV a cabo, telefone celular)

As empresas de telecomunicações (telefonia, TV por assinatura) têm milhões de clientes. Milhares têm problemas e muitas vezes precisam ficar horas pendurados em telefones sem resultados práticos. Mas não adianta ser grosseiro com goianos de tele-atendimento: eles não têm culpa. Seus gerentes, sim, mas eles não vão ouvi-lo. Já a Anatel tem ouvidoria para isso. Aqui dou algumas dicas de como resolver o problema como cidadão consciente.

Faça sua reclamação por telefone. Como você poderá ficar mais de uma hora pendurado no telefone, ligue pelo zero-800 que as empresas são obrigadas a manter (o fone da Net Virtua era 0800-721-0029, mas mudou para 10321). As empresas só divulgam o telefone pago. Ligue rapidamente para o fone pago e pergunte pelo zero-800. Depois, ligue para este e fique um bom tempo esperando. Para facilitar minha vida, enquanto espero, fico trabalhando no computador.

Aberto o chamado, anote o protocolo que o funcionário vai passar a você. Anote também a data e o nome completo do atendente.

Depois, acesse o site de reclamações da Anatel e registre o caso (num sisteminha meio chato e mal programado, que exige cadastramento por CPF. Desligue o bloqueio de pop-ups para o site da Anatel). Ou ligue 1331, que é mais rápido.

A empresa terá cinco dias para resolver sua situação, ou ficará mal avaliada pela Anatel e poderá receber multa.

Powered by ScribeFire.

José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

  • Tenho a Net a mais de 3 anos,fiz um combo que foi oferecido pela claro mobi,sendo Asim fiquei com essas linha da claro mobi junto com a net tv e .pois bem sempre cobra coisa que você não adquiriu,sendo cancelei a s linha mobi,pra minha supres a veio uma multa de fidelidade 900,00 reais,já tentei resolver de todas as maneiras,agora estou com anatel vamos ver o que vai dar

  • Tenho 2 contratos com a Net. No dia 15/09/2017 liguei para o setor responsável afim de cancelar a Net do endereço de Bangu, cujo código está acima mencionado.
    Ao pedir o cancelamento ao atendente do setor responsável, o mesmo perguntou qual seria o motivo. Disse-lhe que não estava satisfeita com a Net pois o sinal vivia caindo e por várias vezes pedí um técnico para ir ao local e sempre me diziam que meu sinal estava sendo enviado e que assim não haveria necessidade. Noutras vezes pediam para aguardar que estava sendo feito um conserto na rua e que o sinal melhoraria num dia mencionado e quando chegava esse dia, ficava a mesma coisa. Fazia todo o procedimento de desligar o aparelho e ligar novamente e o problema persistia. Em virtude de trabalhar com o computador eu não poderia ter esse tipo de problema e resolvi mudar para a TIM que me oferecia 50 megas e telefone Brasil. Não estava interessada também na TV, porque como só assistia o canal 4, havia colocado já antena para assistir o canal digital qdo houvesse a conversão e enquanto isso não acontecia, assistiria o canal 4 analógico sem problemas para mim. O atendente insistia oferecendo-me vários planos , inclusive um que seria só TV sem ponto adicional por 109,90. Também me ofereceu outro com 70 canais, 30 mg de internet e Telefone Brasil por 174,80. Disse-lhe para cancelar logo e me dar o protocolo de cancelamento, pois se mais tarde eu quisesse ligaria futuramente, mas QUE PELO AMOR DE DEUS CANCELASSE LOGO E ME DESSE O PROTOCOLO DE CANCELAMENTO.Daí me deu um protocolo número 038173032700214, depois disse que ainda não era e me deu outro cujo número 038173032757008 e disse-me que receberia o sinal até meu vencimento dia 25. Mas desliguei tudo, a TIM já tinha instalado a internet neste mesmo dia 15/09 e faria a portabilidade com a NET do telefone. Acontece que dia 25/09 fui debitada na minha conta o valor de 316,59 (214,10 + parte de uma ligação de 250 reais que foi combinado de pagar em duas vezes). No dia 25/10 deveria ser debitado da minha conta apenas o restante da ligação feita, mas me debitaram 327,48, ou seja me cobraram a ligação e mais o plano da NET novamente; no dia 27/11 debitaram 181,56. Liguei no dia 05/12 reclamando que já havia cancelado no dia 15/09 e o atendente disse que estava ativo, novamente falei que havia cancelado e que desativasse , ele anotou a reclamação cujo protocolo 038173116542573; no dia 11/12 tornei a ligar e avisar que havia cancelado e que se não tivessem entendido que ouvissem a gravação. Hoje 15/12 recebi uma ligação de uma pessoa dizendo que tinha ouvido a gravação e que eu tinha deixado em aberto pq ia falar com meu filho??!!!Disse-lhe que interpretaram como lhe conviesse, que gostaria de ter todas as gravações pq vou entrar no PROCON. LIGUEI novamente, às 22:11, atendente Sueli anotou minha solicitação da gravação 038173129494507 e disse que não podia mexer no meu contrato, pq está em aberto. Quer dizer se levarem dias, meses para chegarem a uma conclusão, o sinal vai ficando ativo e gerando mais faturas?!! Não está correto, tinha que cancelar se digo que já cancelei e não quero mais e analisar o estorno do que me foi cobrado.Foram 4 ligações, eu endossando que cancelei e a NET dizendo que eu tenho que aguardar pq está aberto solicitação de estorno?!!!!! E continua ativo?!! E PASMEM, ESTÃO ME COBRANDO QUE PLANO?? SE EU TIVESSE QUE FICAR COM ALGUM PLANO, FICARIA COM O MAIS BARATO. QUERO OUVIR MINHA VOZ NA GRAVAÇÃO, ONDE EU CONCORDO EM CONTINUAR PAGANDO. O SOU LOUCA?? VOU PAGAR A TIM E MAIS A NET?! Vou entrar no PROCON E SE NÃO RESOLVEREM ESSE MEU PROBLEMA, VOU CANCELAR O OUTRO CONTRATO DE OUTRO ENDEREÇO. INCLUSIVE JÁ ESTÁ AGENDADO O DIA DA RETIRADA DOS APARELHOS. POR FAVOR, CANCELEM E PARALELAMENTE VÃO ANALISANDO O ESTORNO. O QUE NÃO PODE É FICAR GERANDO FATURA. ESPERO SER ATENDIDA.

    • É pior que um pesadelo se livrar dessa gente! É tudo estudado para fazer o ex-cliente desistir.

  • A Net é a pior operadora que existe é uma empresa que cobra o que os usuários não devem não tem controle de nada.
    Pois bem dia 14 de agosto de 2017 pedi o cancelamento de minha conta da net para migrar para a vivo ,sendo que minha conta vencia todo dia 8 de cada Mês. Paguei uma conta dia 8/8/2017 de 209,65.dia 8/09/2017 mandaram uma conta de 243,35 cobrança integral do Mês sendo que estava cancelado desde dia 14/08/2017 dia 08/10/2017 mandaram outra conta de 172,98 tambem que não correspondia aos dia que estava devendo que seria do dia 08/08/2017 até dia14/08/2017 liguei mais de dez vezes todas as vezes caia a linha atendiam mais não tomavam providencias .Isso tudo os equipamentos já haviam sido retirados desde o dia 24/08/2017,somente um equipamento que não retiraram porque a pessoa que veio retirar disse que não podia levar porque não tinha numero de serie .liguei mais uma dez vezes para cancelar as contas e para virem retirar os equipamentos.
    Pois bem uma pessoa de nome Vera lucia ligou do numero27980780 e disse que enviaria uma pessoa para retirar o equipamento dia 30/09/2017 e que as contas que tinham sido cobradas a mais estavam cancelada ,e que enviaria outra no valor de 148,47 que era referente aos dias que ficaram antes do cancelamento,com vencimento dia 04/10/2017 .Não enviaram a pessoa para retirar o equipamento e hoje liguei lá eles falaram que tinha conta em aberto e a conta de 148,47 paguei dia 29/09/2017.
    Senhores Cadê a Anatel que não fecha esta droga ,Ainda ficaram de retirar o equipamento pendente hoje das 8 até as 12 horas duvido que a pessoa vá vir,
    Sugiro para quem tenha net que tome cuidado.Esta empresa não é seria

  • No dia 13.09.17 as 15:30 hrs. o Setor de Qualidade da Net através da Ingrid entrou em contato comigo para saber o motivo do pedido de cancelamento e portabilidade, já que eu estava com a intenção de migrar para a Vivo que me oferecia um pacote com telefone ilimitado para qualquer operadora dentro do (011)+ 50 MB de internet fibra óptica+Pacote de TV ULTRA HD pelo valor de R$ 229,88, a Sra. Ingrid (NET) falou que cobria a oferta e me ofereceria o telefone também ilimitado para qualquer operadora (011)+ 60 MB de internet+Pacote de TV Net Essencial HD (que por sinal era o mesmo que eu já tinha) pelo valor de R$ 197,00, só que na pratica não foi bem assim, o pacote de TV que foi instalado é inferior e o telefone não esta funcionando desde o dia 15.09.16, já liguei na Ouvidoria (NET) sem solução nenhuma até agora pois eles alegam que não localizaram a gravação com a oferta, acho tudo isso um total descaso...

  • À NET.BOA NOITE. GOSTARIA QUE REVISSEM O DÉBITO QUE CONSTA EM MEU NOME E QUE CONSTA COMO DÍVIDAS EM ABERTO. EU ACABEI DE PAGAR EM 6 E 3 VEZES UMA DÍVIDA SEMELHANTE, SENDO QUE HÁ MUITO TEMPO NÃO TENHO MAIS VÍNCULO COM NENHUM PRODUTO DESSA EMPRESA. NÃO ENTENDO ESSA COBRANÇA, ACHO EXTREMAMENTE INJUSTA E ME PERGUNTO? QUANDO ISSO VAI TERMINAR? QUANDO PENSO QUE FIQUEI LIVRE, VENHO NO SITE E DESCUBRO QUE TENHO MAIS DÍVIDAS!!!! ESTOU INDIGNADA, ME SINTO LESADA COMO EX CLIENTE E ACIMA DE TUDO COMO CONSUMIDORA! O QUE ESTÃO ME COBRANDO AGORA? POR FAVOR RECONSIDEREM... NÃO ERA ISSO QUE ESPERAVA DE VOCÊS, DÁ ATÉ A IMPRESSÃO DE QUE VÃO LANÇANDO DÍVIDAS SEM ANALISAR OS PAGAMENTOS JÁ REALIZADOS. EU IREI A TODOS OS SITES POSSÍVEIS DE RECLAMAÇÃO SE PRECISO FOR OU À JUSTIÇA.

  • TENHA PLANO NA NET VIRTUA DE 1 G PAGO $29,99,AGORA NO MES DE OUTUBRO A FATURA VEIO O VALOR $74,89 LIGUEI PARA NET PRA RECLAMAR DO VALOR DISSERAM QUE ERA AQUILO MESMO PORQUE O SERVIÇO TINHA SIDO REAJUSTADO EM 10% MAS EU DISSE O REAJUSTE QUE EU TIVE PASSAVA DOS 100% E ELA ATENDENTE DISSE QUE ERA AQUILO AI EU PERGUNTEI QUANTO ESTA 2G ELA DISSE %39,99 EU FALEI DE NOVO PORQUE 1 G ERA $ 74,84 E 2G ERA 39,99 FALOU QUE NA SABIA,QUANDO ERA NET MESMO ERA UMA MARAVILHA A CLARO COMPROU VIROU UMA MERDA SOU DE SOROCABA SP

  • Em Maio veio uma fatura cobrando 90reais de ppv ai reclamei e foi me enviada outra fatura se o valor dos ppv ai paguei o boleto valor de272 reais di que me despontaram a fatura no Banco tb no valor de362 liguei reclamando disseram que iam me rebolsar na conta do Banco di que ISO Não aconteceu mandei os estratos e nada ai disseram que na próxima fatura não ia aver cobrança e não veio mais no outro mês veio a fatura em valor duplicado duas vezes a TV internet liguei de novo mandaram eu pagar que no próximo mês Não aveia cobrança é assim ficou um mês Não cobravam e no outro vinha duplicada a fatura cansei de reclamar e cancelei a assinatura e agora estou com uma fatura pra pagar com um valor de 480 reais quero pagar mais com o valor que é de265 reais que é valor certo obg

  • Fazem 3 meses que solicitei o cancelamento tenho 10 protocolos , continuo a receber a conta.... brincadeira

    • Barbaridade! Se te colocarem no SPC, entre com uma ação de danos morais e abalo de crédito.

  • O serviço no brasil e ruim porque ninguém reclama. ou povinho besta.

1 2 3 9
Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago