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Como reclamar de telecomunicações (Net Virtua, TV a cabo, telefone celular)

As empresas de telecomunicações (telefonia, TV por assinatura) têm milhões de clientes. Milhares têm problemas e muitas vezes precisam ficar horas pendurados em telefones sem resultados práticos. Mas não adianta ser grosseiro com goianos de tele-atendimento: eles não têm culpa. Seus gerentes, sim, mas eles não vão ouvi-lo. Já a Anatel tem ouvidoria para isso. Aqui dou algumas dicas de como resolver o problema como cidadão consciente.

Faça sua reclamação por telefone. Como você poderá ficar mais de uma hora pendurado no telefone, ligue pelo zero-800 que as empresas são obrigadas a manter (o fone da Net Virtua era 0800-721-0029, mas mudou para 10321). As empresas só divulgam o telefone pago. Ligue rapidamente para o fone pago e pergunte pelo zero-800. Depois, ligue para este e fique um bom tempo esperando. Para facilitar minha vida, enquanto espero, fico trabalhando no computador.

Aberto o chamado, anote o protocolo que o funcionário vai passar a você. Anote também a data e o nome completo do atendente.

Depois, acesse o site de reclamações da Anatel e registre o caso (num sisteminha meio chato e mal programado, que exige cadastramento por CPF. Desligue o bloqueio de pop-ups para o site da Anatel). Ou ligue 1331, que é mais rápido.

A empresa terá cinco dias para resolver sua situação, ou ficará mal avaliada pela Anatel e poderá receber multa.

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José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

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  • Cybele eu tive diversos problemas com a net tv a cabo pela má qualidade dos serviços, etc..., liguei para a net, mandei carta com ar, fui no procon e por último entrei nas pequenas causas tive que levar testemunhas etc. Moral da história pasme, me incomodei o juiz leigo me deu ganho de causa eu tinha pedido 3.000,00, o advogado da net ofereceu 500,00 e o juiz leigo deu 300,00 não foi uma piada. qualquer coisa meu telefone é 041-3901-5300;41-3607-1899 e 41-9654-1116. Moro em Araucária - PR.

  • Não sou jurista, mas impossivel haja alguem neste seguimento que não esteja descontente com a qualidade do serviço banda larga prestado pela empresa. Claro, a empresa deva ter um departamento juridico onde não sera qualquer um de seus clientes solo que poderia ter pretenção de exigir reparação publica sem que se exponha a grandes desgastes; Entretanto, algum promotor do direito poderia encabeçar uma ação publica exigindo da empresa comprove que oferece a qualidade e as velocidades de banda larga que com tanta competencia inunda a midia sem qualquer fiscalização por parte de algum orgão regulador da propaganda e que depois de atrair o cliente desavisado e crente o amarra a uma fidelidade. Onde estão os juristas deste Pais ou Estado. Afinal esta empresa vem desrespeitando regras instituidas pelos codigos de defesa empresa/consumidor impunemente

  • Não sou jurista, mas impossivel haja alguem neste seguimento que não esteja descontente com a qualidade do serviço banda larga prestado pela empresa. Claro, a empresa deva ter um departamento juridico onde não sera qualquer um de seus clientes solo que poderia ter pretenção de exigir reparação publica sem que se exponha a grandes desgastes; Entretanto, algum promotor do direito poderia encabeçar uma ação publica exigindo da empresa comprove que oferece a qualidade e as velocidades de banda larga que com tanta competencia inunda a midia sem qualquer fiscalização por parte de algum orgão regulador da propaganda e que depois de atrair o cliente desavisado e crente o amarra a uma fidelidade. Onde estão os juristas deste Pais ou Estado. Afinal esta empresa vem desrespeitando regras instituidas pelos codigos de defesa empresa/consumidor impunemente

  • meu problema é com a net, instalei o sistema HD,venho pagando normalmente e faz dias que o sitema não funciona, liguei e fui informada que havia um problema na área e que voltaria dentro de 2 horas o que não ocorreu. liguei novamente e me informaram que o problema era na minha residencia ,agendaram um atendimento técnico paradai a 3 dias, reclamei da demora o que nada adiantou, no dia do atendimento, não apareceram fiquei o dia inteiro sem sair e nada, liguei para reclamar e fui informada para um novo agendamento, e que não sabiam o que tinha acontecido( e vamos pagando...) pedi para que descontassem os dias fui informada que deveria ligar denovo para solicitar o desconto,observação no mesmo número com qualquer atendente,por que???? para nos fazer de idiotas e quem sabe desistir!!!! apos varios telefonemas e pedindo para falar com o supervisor, que nunca podia atender pois estava em reunião ou fora da empresa!!! apos ser mal educada me passaram para assistente do supervisor uma tal de Graziela, perguntei porque não poderia falar com supervisor, ela me respondeu que não eram obrigados a atender!!! alias ninguem é obrigado a atender um cliente que reclama!!!!!! pode!!!! e que só me atenderia se eu fosse delicada pois estava nervosa exigindo o atendimento do supervisor(já estava mais ou menos uns 25 minutos ao tel)enfim fui informada que houve um erro no sistema e que havia sido modificado o meu contrato cancelando o HD, e que eles iriam tentar resolver,não sabiam aonde estava instalado o HD, etc...não podem me passar uma data em que resolverão o problema, tenho que ficar aguardando a boa vontade. o que fazer com esta total falta de respeito?????? peço sua ajuda um abraço Cybele di pietro

    • tb estou c/o mesmo problema, parece reprise de filme, decidi cancelar tudo, e acho que é a melhor maneira para resolver isso.

  • Bom sou cliente net ja alguns anos; atrazei minha fatura teve corte de sinal renegociei a fatura parcelei e paguei hoje faz 17 dias que paguei até hoje não ligaram meu sinal,tev dia do atndente me dizer daqui a 20 minutos voltara o sinal,daqui a 30 minutos terá sinal uma grande safadeza por que nem eles sabiam oq estavam dizendo liguei denovo para net e disseram que tinha corte fisico na rua um grande erro deles nunca ouve corte fisico na rua, mais mesmo assim marcaram visita tecnica para domingo de pascoa fiquei o dia todo la aguardando desmarquei almoço de pascoa e fiquei em casa nada não apareceu ninguem liguei la disseram que tinham cancelado a visita por eu estar inadimplente ou seja mal pagador um absurdo porque minha conta esta paga desde dia 6/4/2009 pediram busca de pagamento mandaram aguardar 92 horas liguei denovo disseram vamos ligar daqui a 30 minutos seu sinal dei risada ah ah ah ja havia passado por isso antes bom e nada não ligaram me maltrataram no atendimento empurram para setor de cobrança e eles fazem o mesmo me empurra para atendimento net liguei denovo o atendente diz não tem conta paga aqui e solicita um fax do pagamento fiquei um dia todo para passar o fax e não consegui no outro dia consegui passar o fax mais mesmo assim eles não viram o fax até hoje sumiu o fax la bom cansado de tudo isso ontem liguei e disse para o atendente quero cancelar o serviço ai o atendente perguntou por que ? Eu disse : Porque eu to em dia com minha conta estou com os pagamentos aqui e vai fazer 30 dias que estou sem sinal, ele me passou tudo bem mais tem um multa de quebra de contrato de trezentos e poucos reais eu disse tudo bem quero tudo documentado e vou procurar ajuda de algum orgão e vou denuncialos por que quem não esta cumprindo com seus deveres são vcs não sou obrigado a ter o serviço sem usa-lo por que estou sem sinal e eles nada fazem para resolver bom mandei cancelar assim mesmo ai o atendente mais uma vez disse : não posso cancelar por que vc ta inadimplente com a net é mole não sei mais q fazer ai eu liguei na ouvidoria mais uma vez e me pediram mais uma vez um prazo de 24 horas não sei mais oq fazer é uma grande safadeza q estão fazendo comigo.Tive problema do começo até o fim com eles.

    ah e eu estou na carença porque eles mudaram a velocidade da minha net para reparar um erro comigo disseram que como mudei o plano entro na carença denovo mais em nenhum momento foi passado isso para mim …

  • Caríssimos,

    Em 2007, depois de ser fortemente bombardeado pela campanha publicitária da NET, que usa um militar russo que promete que sairemos da Sibéria e que entraremos no maravilhoso mundo dos NETs, acabei virando cliente NET, em verdade mais um NET-OTÁRIO.

    Já no ato da instalação, os funcionários fizeram o teste de velocidade o qual se situava entre 20, 30 ou 40k enquanto eu tinha contratado míseros 200k.

    Liguei para o SAC da NET e lá fui informado que eles só garantiam 10% da velocidade e isso contava em cláusula contratual a qual eu nunca soube que existia e se tivesse sabido, jamais contrataria pois se pago 100% o mínimo que tenho o direito a receber são os 100%.

    O Superior Tribunal de Justiça tem sedimentado e entendimento que contratos dessa natureza são de resultado, assim, aquilo que é ofertado deve ser, efetivamente, entregue/prestado conforme a oferta.

    Diante da constatada lesão, pedi para que transferissem para o setor de "cancelamento"... e eles "derrubavam" a ligação. Isso aconteceu várias vezes.

    Após o período de 7 dias, enfim, consegui falar com o referido setor o qual informou que para "cancelar" eu precisaria pagar 300 reais de "multa".

    Pois bem, você é bombardeado por campanha publicitária massiva, é enganado, contrata algo que não funciona e ainda tem que pagar multa para se livrar dos estelionatários? Não precisa ser ninguém com grande entendimento em Direito para ter a sensibilidade que há algo errado.

    Recorri ao Judiciário relatando o caso e pedi que eles fossem compelidos a cumprir o contrato, além de compensação por danos morais em razão da traição à legítima expectativa criada pela campanha publicitária.

    Em primeira instância, a NET foi compelida a prestar o serviço na quantidade contratada, ou seja, míseros 200k, sob pena de multa na razão de 30 reais por dia, limitando tal valor a 20.000 reais.

    Ambos recorreram.

    No recurso, a NET sustentou ser lícito a cláusula dos 10%.

    No meu recurso, sustentei que a cláusula dos 10% era nula uma vez que coloca o consumidor em posição de extrema desvantagem e que geraria enriquecimento sem causa à NET além de sustentar que esta empresa usa e abusa de propaganda enganosa e comete estelionato contra o consumidor, crimes tipificados no CPDC, pois anunciam algo que não tem, sabidamente, a menor condição de fornecer/prestar o serviço.

    Nesse ínterim, ninguém da NET jamais me procurou para realizar, sequer, uma tentativa de prestar o serviço da forma com que foi contratado e compelido a prestar por força da tutela antecipada concedida na sentença.

    Em acórdão prolatado pela Primeira Câmara Recursal do TJERJ (Nº 2009.700.008963-1), foi mantida a sentença com relação à multa e, além disso, foi dado provimento ao pedido de danos morais, totalizando 5.000 reais.

    Fica aqui o alerta para outras vítimas da NET e, especialmente, para os órgãos de proteção e defesa do consumidor e para o Ministério Público, pois o que a referida empresa pratica não é o exercício de empresa lícita, ao revés, sua conduta se amolda a diversos crimes tipificados no CPDC, atingem centena de milhares de consumidores causando danos em massa, e ninguém faz nada sobre isso.

    Em São Paulo, o MPSP, recentemente, propôs Ação Civil Pública contra a Telefônica pedindo uma punição bilionária, exatamente porquê aquela empresa prestava seus serviços de forma defeituosa... enquanto que a NET está aí em pelna atividade lesiva e gozando de boa impunidade.

    Saudações.

    Márcio Pecego Heide
    OAB/RJ 118.837

    • Muito bom! Se todos recorrerem à Justiça, os consumidores serão melhor tratados pelas empresas fornecedoras.
      É claro que precisamos de mais juízes e de uma Justiça mais ágil...

  • eu não estou conseguindo fazer ligação nesse final de semana, o telefone só fica mudo o que está acontecendo.

  • Olá,
    Não sei sé é obrigatório falar o nome inteiro, mas os atendentes da TIM se recusam a falar o nome completo.

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José Antonio Meira da Rocha

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