Categories: TelefoniaTV

Como reclamar de telecomunicações (Net Virtua, TV a cabo, telefone celular)

As empresas de telecomunicações (telefonia, TV por assinatura) têm milhões de clientes. Milhares têm problemas e muitas vezes precisam ficar horas pendurados em telefones sem resultados práticos. Mas não adianta ser grosseiro com goianos de tele-atendimento: eles não têm culpa. Seus gerentes, sim, mas eles não vão ouvi-lo. Já a Anatel tem ouvidoria para isso. Aqui dou algumas dicas de como resolver o problema como cidadão consciente.

Faça sua reclamação por telefone. Como você poderá ficar mais de uma hora pendurado no telefone, ligue pelo zero-800 que as empresas são obrigadas a manter (o fone da Net Virtua era 0800-721-0029, mas mudou para 10321). As empresas só divulgam o telefone pago. Ligue rapidamente para o fone pago e pergunte pelo zero-800. Depois, ligue para este e fique um bom tempo esperando. Para facilitar minha vida, enquanto espero, fico trabalhando no computador.

Aberto o chamado, anote o protocolo que o funcionário vai passar a você. Anote também a data e o nome completo do atendente.

Depois, acesse o site de reclamações da Anatel e registre o caso (num sisteminha meio chato e mal programado, que exige cadastramento por CPF. Desligue o bloqueio de pop-ups para o site da Anatel). Ou ligue 1331, que é mais rápido.

A empresa terá cinco dias para resolver sua situação, ou ficará mal avaliada pela Anatel e poderá receber multa.

Powered by ScribeFire.

José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

  • Assinei a NET em 19/12/2014, quando fechei contrato me disseram que os três primeiros meses seriam R $ 99,00 e depois 129,00 pois como era débito automático, teria um desconto. Mas o desconto foi o contrário, ficou mais caro em todas as parcelas. Meu Deus porque as empresas não cumpre com o que promete? Até quando vamos viver com pessoas desonestas e só querem levar vantagem. Cansada de reclamar e não resolver nada! E a tal de fidelidade ainda tem isso? Será que devo ficar um ano pagando por um valor injusto?

  • Onde posso reclamar da Anatel???Simplesmente não consigo me cadastrar, e o tel não atende, uma gravação atende e diz que todos os ramaid estào ocupados.

    • É o fim ,Sueli!
      A própria Anattel não obedece às regas da Anatel. Insista no telefone em horários não comerciais, pouco usados.

  • A net na minha casa todos os dias trava o hdtv com a gvt não acontecia isso, sem falar da Internet que tá mais lenta que tudo o sinal de wi-fi nem pega ma cozinha acho que vou voltar para gvt é bem melhor

  • EDUARDO DOS ANJOS

    Estou tentando cancelar a tv por assinatura, parecia simples mas não é como dizem na hora de vender, parece que todos estes e-mails anteriores estão com o mesmo problema, pois é, sou mais um que perde a paciência e o tempo de 01:15 h e não obteve resultado, vou tentar mais uma vez antes de procurar um advogado, isso é uma vergonha.

  • Estou a mais de três meses tentando cancelar um plano da Net, por falta de trabalho e sem condições de efetuar os pagamentos. Passo horas no telefone e antes que seja completado todo processo a linha cai. Fui informada por um ex funcionário da empresa que a própria supervisão dos atendentes é quem ocasiona esta situação. Agora tento falar com a Anatel por telefone (1331), mas é impossível. Anatel via internet Embratel via internet vc não completa os dados ficando assim sem o cadastro obrigatório. Agora fica a pergunta: Onde recorrer?.
    Rebittencourt.

  • já estou sem telefone a mais de dois meses, minhas contas estão em dia e ninguém me da nenhuma satisfação, pois já estou de saco cheio com este serviço. Dês de que contratei esse serviço nunca tive sossego todo mês e a mesma porcaria vivo pagando serviço que não tenho, vivem cortando minha net e minha tv,toda vez que tento entrar em contato com a central de atendimento, é uma porcaria nunca ninguém consegue resolver meu problema. Por isso estou escrevendo pela ultima vez espero que me mandem uma reposta e resolvam o meu problema pois serviços como o de vocês tem aos monte por ai só que com qualidade coisas que vocês não conseguem dar aos seus clientes. Resolvam o meu problema o mais rápido possível ou me digam logo que não são capazes de fazer isso ,para que eu possa procurar os meus direito legais. Pois não vou mais ficar a mercê de tanta incompetência,tenho todas minhas faturas pagas, não estou devendo nada a vocês .obrigado

  • OI 10321 nÃo e mais da net? Atende como claro passam o protocolo e a ligação cai...muito legal!!!!! desde abril tenho que ligar todos os meses eu contratei 6 linhas e eles cobram 7 todos os mese se um saco e uma perda de tempo ja abri chamado na anatel e no procon resolvem mais rapido mas no mes seguinte tudo de novo..

    • E não esqueça que cobrança indevida tem que ser devolvida em dobro.

  • Estou há dias tentando falar com a NET e com a Anatel, e até agora nada! Como já perdi a paciência liguei pro meu advogado, agora é na justiça mesmo!

  • nossa estou indignada com esta net mentirosa , eles informam planos e não inclui no pacote cobram valores divergentes do que foi combinado e quando ligo sempre arrumam uma desculpa ,não colocaram nem a metade dos canais que informaram ,hoje liguei e informaram que o valor de cobrança por debito e um e por boleto e outro sendo que em nenhum momento fui informada como recorrer ao procon preciso resolver visto pois não vou pagar por o que não foi combinado !!

Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago