Mando convites do facebook? Ou não mando?

Participo de uma social network (popular “comunidade“) ou não? De tanto receber convites facebook, resolvi entrar. É que recebi convites de gente que são espécies de gurus pra mim, como Charles Pilger, Suely Fragoso, Cris Dias, Peter Knight, Rodrigo Mesquita, Jornalistas da Web

E na hora de cadastrar, ele pede a senha do Gmail (o que eu acho um furo de segurança) e acessa a minha lista de contatos do Gmail. Aí posso escolher mandar convites pra mais de 2 mil e 200 pessoas e entidades de minha lista.

Faço isto ou não? Pensei que mandar esse convite poderia incomodar as pessoas, e que poderia ser uma espécie de spam. Eu, spammer! Minhas deusas! Isso não!

Mas pensei na lista de vantagens, se eu mandar meus facebookspams:

  1. Se caras que eu considero muito mandaram, não faria mal eu também mandar.
  2. O facebook é relativamente novo no Brasil. Se eu mandar esse convite agora vou parecer de vanguarda e antenado, e tal, definindo tendências.
  3. Eu posso fazer um spam de mim mesmo correndo baixo risco de ser rejeitado.
  4. As redes sociais funcionam assim mesmo, a gente vai convidando amigos.
  5. Se um monte de brasileiros invadir aquilo, vai ser muito divertido.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.