Game tem mapas com dados geográficos reais

O jogo Warbirds (simulador de batalhas aéreas, 3D na primeira pessoa), hoje praticamente vintage, tem fans incondicionais por todo o planeta. Como o grupo TabaHost, que snifou nos protocolos deste simulador e construiu seu próprio servidor massive multiplayer online.

Warbirds on Google EarthAtravés de um esforço internacional, o grupo extraiu os mapas altimétricos usados para recriar o relevo dos cenários. Colocados no Google Earth como “Superposição de imagem”, estes mapas se revelam de insuspeitada acurácia. Certamente eles foram criados a partir de dados públicos de altimetria e têm projeção cartográfica padronizada. Como nos mapa “Battle of Britain” e “Big Mediterran“, que aparecem na foto.

Em um evento recente online, o cenário do jogo foi Midway, uma recriação da batalha naval e aérea que mudou o rumo da Segunda Grande Guerra no pacífico. Como criou o servidor do jogo, o grupo TabaHost pode programar logs (registros de vôo) de todos os aviões durante a hora e meia de batalha. Eu traduzi estes dados para o Google Earth, com o recurso de linha de tempo, e fiz um mashup com a evolução do cenário. Uma espécie de Sala de Operações de Guerra computadorizada em 3 Dimensões. Baixe aqui o Taba Host Operation Room, arquivo KMZ para Google Earth com cenário Midway animado.

Baixe também todos os Mapas de Warbirds no Google Earth. (em formato KMZ)

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.