O jogo Warbirds (simulador de batalhas aéreas, 3D na primeira pessoa), hoje praticamente vintage, tem fans incondicionais por todo o planeta. Como o grupo TabaHost, que snifou nos protocolos deste simulador e construiu seu próprio servidor massive multiplayer online.
Através de um esforço internacional, o grupo extraiu os mapas altimétricos usados para recriar o relevo dos cenários. Colocados no Google Earth como “Superposição de imagem”, estes mapas se revelam de insuspeitada acurácia. Certamente eles foram criados a partir de dados públicos de altimetria e têm projeção cartográfica padronizada. Como nos mapa “Battle of Britain” e “Big Mediterran“, que aparecem na foto.
Em um evento recente online, o cenário do jogo foi Midway, uma recriação da batalha naval e aérea que mudou o rumo da Segunda Grande Guerra no pacífico. Como criou o servidor do jogo, o grupo TabaHost pode programar logs (registros de vôo) de todos os aviões durante a hora e meia de batalha. Eu traduzi estes dados para o Google Earth, com o recurso de linha de tempo, e fiz um mashup com a evolução do cenário. Uma espécie de Sala de Operações de Guerra computadorizada em 3 Dimensões. Baixe aqui o Taba Host Operation Room, arquivo KMZ para Google Earth com cenário Midway animado.
Baixe também todos os Mapas de Warbirds no Google Earth. (em formato KMZ)
Olá, Maestroney!
O formato KMZ é do Google Earth. Não é formato de imagem bitmap, como o JPG, nem o substitui. É formato de mashup (maquete tridimensional) para mapas, com trilhas, pontos turísticos, modelos 3D… Baixe o Google Earth (http://earth.google.com), você vai gostar muito. Qualquer dúvida, dê o toque.
porq o formato desconhecido kmz? qual programa le esse arquivo? vale a pena sair do tradicional jpg?