Dia 16 de maio de 2006, autoridades gringas liberaram oficialmente a imagem do Boeing 757 que foi jogado contra o Pentágono, em 11 de setembro de 2001. Sem surpresas, só se vê uma mancha branca do que era o voo 77 da American Airlines.
Para melhor visualizarmos os eventos, fiz uma reconstituição dramática do atentado (sempre quis dizer esta frase) usando modelos que achei pela rede. O arquivo está no formato do Google Earth (KMZ).
O Pentágono estava pronto no fórum do Google Earth. O 757 foi mais difícil de produzir. Achei um modelo do MS Flight Simulator no site Simviation. É um formato que tem muitos modelos gratuitos pela internet. Depois, encontrei o Pretty Poly Editor, um conversor do formato MSFS para o AutoCAD DXF, que é uma espécie de formato 3D “universal”. Só aí pude importar para o Google SketchUp para editar: botar na escala, tirar as rodas e uns polígonos espúrios dentro do modelo. Coloquei pára-brisas transparentes, também.
Editado, localizei o ponto do Pentágono no Google Earth e importei este ponto para o SketchUp. Reposicionei o avião e o exportei em formato GE (*.kmz). No Earth, juntei com o Pentágono numa pasta, apaguei algumas geometrias desnecessárias, setei o ponto de vista e gravei a pasta no formato KMZ. Pronto.
Tem alguns bugs de cor das asas do Boeing, resultado das inúmeras conversões. Não consegui mudar as cores, mas já dá pra se ter uma ideia do ângulo do choque e pode-se imaginar o absurdo da situação.
Olá, Maestroney!
Não é vídeo do avião caindo no Pentágono, é um mashup, ou seja, uma espécie de maquete tridimensional feita para o Google Earth. Baixe e instale o Google Earth e je o modelo.
cade o video do aviao caindo no pentagono?