Coloque aviões no Google Earth

Com o sensacional Google SketchUp dá pra se colocar aviões em pleno Google Earth! Isto é muito útil para a criação de mashups jornalísticos, a fim de ilustrar matérias sobre acidentes, crise aérea etc.

  1. Baixe um modelo de avião do simulador de vôo open source FlightGear.
  2. Extraia do arquivo ZIP o modelo do cockpit. Em geral, os modelos estão no formato *.AC do AC3D.
  3. Converta para o formato DXF do Autocad com o modelador open source Pretty Poly Editor.
  4. Importe o DXF para o Googel SketchUp e edite, tirando elementos (como o círculo das hélices) ou colocando outros, como janelas de vidro transparente. Talvez seja necessário aumentar ou diminuir a escala do modelo. Uma blueprint do avião e a ferramenta de medidas do GSU ajudam nisso. Importante: o Google ScketchUp 7.1 gratuito já não tem mais o filtro para importação de DXF. Use a versão 7.0.
  5. Abra o Google Earth (juntamente com o SketchUp já aberto), escolha o ponto do planeta onde colocar o avião e importe a visualização para o SketchUp pelo botão apropriado.
  6. Acerte a altura e posição do modelo e exporte no formato KMZ.
  7. Abra o KMZ no Google Earth, edite o ponto de vista e grave o modelo novamente em KMZ. Agora, é só compartilhar ou divulgar.

É claro que os passos acima podem ser feitos com qualquer modelo 3D de computador, não apenas com aviões. Com maquetes de fábricas ou de loteamentos, trajetos de rallys, estádios de futebol. Mas os aviões ficam bem legaizinhos…

Usos no jornalismo: maquetes de acidentes, divulgação de eventos, divulgação de plantas industriais, sedes de empresas etc.

Exemplo: DC-3 aterrisando no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Brasil.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.