Categories: Política

Ranking da corrupção: furada da imprensa

Mais uma vez o ranking da PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO é divulgado. E mais uma vez a imprensa confunde “corrupção” com “percepção da corrupção”, como a Folha online e o Jornal Nacional da TV Globo. No dia seguinte à divulgação, todas as notícias sobre o ranking, em todas as mídias, erraram.

Para mostrar as armadilhas de tal índice, basta ver que a Suíça, um dos países mais corruptos do mundo (pois recebe o dinheiro da corrupção de todo o planeta), um país que ajudou os nazistas com armamentos e rotas de fuga, que enriqueceu com o ouro de judeus e de nazis, se acha um dos dez países mais íntegros do mundo.

Os do hemisfério norte certamente não consideram que suas multinacionais estão freqüentemente envolvidas com casos de corrupção no terceiro mundo.

Já o brasileiro adora achar que mora numa droga de país, num curioso complexo de auto-depreciação. É natural que se ache também um dos mais corruptos, embora eu não conheça pesquisas confiáveis sobre o tema.

Marcelo Soares, responsável pela organização brasileira Transparência Brasil, considera que o ranking tem problemas metodológicos sérios:

No ano passado, quando a Transparência Brasil ainda fazia parte da Transparency International, enviamos à imprensa uma nota fazendo reparos a essa metodologia. Vale a pena ler. (http://www.transparencia.org.br/miscelanea/cpi-2006.pd)

Esse ranking da Transparência Internacional ficaria melhor com o nome de “Ranking da auto-estima”.

Saiba mais sobre a Transparência Internacional na Wikipédia.

José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago