Muitas dicas recolhidas principalmente da lista de discussão por email Jornalistas da Web e de outras fontes pela rede.
Manual para estudantes de jornalismo e redatores de jornais de escola. (em inglês)
“O Laboratório de Interação Mediada por Computador (Limc) dedica-se à pesquisa e ao debate sobre a comunicação em redes informáticas. Com foco no estudo dos processos interativos, busca-se também testar e desenvolver novos produtos e tecnologias digitais. Através do confronto da teoria com os experimentos, pretende-se promover reflexões sobre o desenvolvimento da socialidade no ciberespaço.”
O Grupo Jornalismo Digital, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática e registrado no Diretório de pesquisa do CNPq em 2004, tem por objetivo principal estudar as especificidades do jornalismo praticado nas redes digitais, tendo como objetivos específicos: 1) promover estudos que permitam a reflexão, a análise ou o acompanhamento do desenvolvimento do jornalismo digital no Brasil, especialmente na região sul; 2) desenvolver práticas e metodologias para o ensino do webjornalismo baseadas na reflexão teórica sobre o assunto; 3) propor soluções para o desenvolvimento do webjornalismo de terceira geração, através de práticas experimentais e pesquisa aplicada. Na UFSM, conta com a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação, através do apoio institucional via bolsas, atuando em atividades de pesquisa e de práticas laboratoriais experimentais. As atividades da equipe colaboram diretamente na estruturação das três disciplinas do curso voltadas para jornalismo digital. Além disso, o Grupo mantém intercâmbio e desenvolve atividades conjuntas com pesquisadores da UFBA, UFRGS e UFSM.
Projeto de Ted Nelson, o homem que cunhou o termo “hipertexto” nos anos 1960.
Ótimo material preparado para orientar a administração do Estado de São Paulo, Brasil. Entre eles, a obra-prima de Bruno Rodrigues, o Manual de Redação na Web.
Tela, no caso, do computador: “Este blog trata de comunicação na internet. Logo, jornalismo online, usabilidade, cibercultura, uso do e-mail, webwriting, dentre outros, são assuntos recorrentes aqui”. Blog de Raphael Perret, Cristina Dissat e outros nomes do JOL.
Site sobre jornalismo online do professor da disciplina de Jornalismo On Line na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bonito e bem estruturado, tipo portal noticioso.
O Laboratório de Interação Mediada por Computador (Limc) dedica-se à pesquisa e ao debate sobre a comunicação em redes informáticas. Com foco no estudo dos processos interativos, busca-se também testar e desenvolver novos produtos e tecnologias digitais. Através do confronto da teoria com os experimentos, pretende-se promover reflexões sobre o desenvolvimento da socialidade no ciberespaço.
Parte da coleção Cadernos de Jornalismo, da Secretaria Especial da Comunicação Social do Rio de Janeiro: ” Este estudo se preocupa com o primeiro aspecto: o da linguagem. Partindo de conceitos de Webdesign, manuais de redação e da observação do autor, tenta-se traçar um manual de redação para o jornalismo na Web, uma espécie de semiologia da notícia na Internet.”
Blog de Simone Villas Boas sobre diversos assuntos relacionados à Web: Design, Usabilidade, Arquitetura da Informação, Web Standards, Programação, Marketing, Publicadores de conteúdo, Navegadores e Mercado.
Site sobre JOL, marketing, comunicação digital. Indescritivelmente útil.
Da ONG Repórteres sem Fronteiras. Em inglês.
Parte do site journalism.org com ótimos tutoriais para quem quer aprender JOL.
Estudantes de jornalismo do Rio Grande do Sul, Brasil, fazem blog sobre o tema.
O que as pessoas olham num site? Como lêem notícias? A terceira pesquisa do pessoal do Instituito Poynter descobriu algumas coisas… Obrigatório ler.
Site em português com centenas de dicas e recursos para criação de sites web: HTML, programação, design etc. Ótimo para quem quer começar e para quem já sabe bastante.
Pesquisa acadêmica resultado de um ano de pesquisa realizada pelo aluno Gelson Souza, sob orientação da Profª Ms. Melissa Zambrini, no curso de Jornalismo da Unoeste/SP.
Site sobre usabilidade, um conceito muito valorizado após a consolidação da Web.
Lista de discussão por email. Para assinar: jornalistasdaweb-subscribe@yahoogroups.com. Para cancelar : jornalistasdaweb-unsubscribe@yahoogroups.com. Administradores da lista: admin@jornalistasdaweb.com.br. Netiqueta da lista: http://www.jornalistasdaweb.com.br/netiqueta
O brasileiro é professor de Jornalismo Online na Universidade do Texas, e defende a “pirâmide invertida” em notícias online.
Tudo de ruim que pode ser feito em páginas Web. Leia isso para não fazer bobagens… Observações engraçadíssimas de Eric Raymond, um dos papas do software livre e aberto.
Blog com muitas informações, notícias e links sobre JOL. O professor Raphael é jornalista e mestre em Informática.
Tabela com todos os navegadores e suas compatibilidades com Cascade Style Sheet (CSS). Obrigatório para webdesigners.
Blog da professora mineira com links para assuntos relacionados ao jornalismo online. Eu nem precisaria colocá-lo aqui, porque ele é sempre o primeiro do Google.. 🙂
Muitos links reunidos pelo jornalísta Marcelo Soares.
Entrevista com a professora Mindy McAdams, uma das pioneiras nesta forma de Jornalismo.
“Queria colocar aqui URLs de artigos que falam sobre a dimensao da importancia dos assuntos/subjects nos emails”. Nino Carvalho.
A arte e a técnica da boa linha de assunto (subject) dos emails. Dica de Nino Carvalho.
Outra dica do Nino.
O autor argumenta que é necessário, cada vez mais, autenticação em mensagens de computador. E mostra como fazê-la.
Ótimo site para iniciantes em HTML. Em português de Portugal.
Tutorial em português sobre a nova maneira de formatar páginas Web.
Oportuna pesquisa sobre o uso de “salas de imprensa” em sites de grandes empresas no Brasil(lugares onde trabalhadores da mídia encontram informações sobre a empresa). O trabalho foi desenvolvido por Wilson da Costa Bueno, editor do Portal do Jornalismo Científico on Line http://www.jornalismocientifico.com.br.
Tecnologia, cibercultura, memes, comunidades online, gonzomarketing, gerenciamento do conhecimento, software livre, teoria da conspiração e tudo mais que você puder imaginar.
“Guia Stanford para credibilidade na Web. Como você pode aumentar a credibilidade de seu site? Nós compilamos dez dicas para a construir a credibilidade de um site. Essas recomendações são baseadas em três anos de pesquisas que incluiram mais de 4500 pessoas.”
Da Universidade de Maryland.
Utilitários para ajudar no planejamento gráfico de páginas Web. Permite escolher cores, bordas, estilos, tudo interativamente.
Informações e links para outros sites dedicados ao que muitos chamam de Jornalismo (ou reportagem) Assisitida por Computador. Em português e inglês (Lorena Tárcia).
Todos os caracteres especias usados na linguagem HTML.
Site de aficionados por fotografia com galeria sobre diversos assuntos. Pode-se obter licença para publicação de algumas, desde que citada a fonte.
Centenas de carinhas rindo e fazendo alguma coisa engraçada, para você colocar em seus e-mails e posts. Exemplo de imagem GIF animada.
Tutorial em português sobre como fazer sites sem recorrer a tabelas. Tabelas não foram feitas para determinar o layout em HTML, foram feitas para se apresentar dados tabulares. Entender isto é fundamental para quem quer aprender Webdesign. Lembre-se: ferramentas HTML WYSIWYG como Dreamweaver, pesadamente baseadas em tabelas, são para amadores, não para alguém bacana como você.
Exercícios do curso de Pesquisa Auxiliada por Computador (CAR), realizado no inverno de 2003 em São Paulo, pelo diretor executivo da Investigative Reporters and Editors, Inc, Brant Houston, e o diretor de CAR da IRE, Ron Nixon.
Disciplina de Rosental Calmon Alves na Universidade do Texas.
Na Universidade do Texas em Austin. Foi criado em Agosto 2002 pelo Professor Rosental Alves como um programa de aperfeiçoamento profissional e auxílio para jornalistas nas Américas. Conteúdo em inglês, espanhol e português. Rosental é carioca, já foi editor do JB e hoje é professor de Jornalismo Online na Universidade do Texas.
Site elaborado pelo jornalista Richelle Bezerra, com dezenas de dicas para a profissão. Trabalho de Conclusão do curso de Comunicação Social da UFPB, habilitação em Jornalismo. Professor Orientador: Marcos Nicolau.
Blog da professora portuguesa Elisabete Barbosa sobre jornalismo e internet, sempre com novidades e comentários interessantes.
Site organizado por João Manuel Messias Canavilhas (Doutorando em Comunicación, Cultura y Educación – Universidad de Salamanca). Actualmente lecciona as disciplinas de História dos Media, Géneros Jornalísticos e Atelier de Jornalismo na Universidade da Beira Interior. É ainda responsável pelo CREA – Centro Multimédia da UBI, coordenador do Canal Interno de Televisão TUBI, director-adjunto do jornal on-line URBI e membro do Conselho Editorial e colunista do jornal O Interior. No campo da investigação faz parte do Projecto AKADEMIA – Novas Formas de Jornalismo Online e do Grupo de Jornalismo da Sopcom.
O autor de Writing for the Web. Comments, advice, and links about the new and fast-changing genres of Webwriting
Dicas, reportagens sobre software livre, download de livros e manuais.
“Via Joel On Software, uma excelente utilidade: o Mailinator. O conceito é simples: se você precisa de um e-mail instantâneo e nesse exato momento, simplesmente use qualquer endereço no domínio @mailinator.com. O e-mail é criado na hora e qualquer mensagem enviada para lá permanece disponível por algumas horas. Excelente para sites que exigem um endereço de e-mail na hora do registro (geralmente para vender depois). Obviamente, a intenção não é que o site seja usado para mensagem que exigem sergurança, como a própria página do serviço explica.” (Blog Superfície reflexiva)
Weblog sobre infografía y diseño periodístico. DE Alberto Cairo, artista gráfico espanhol. Ler seu blog equivale a muitas aulas de infografia.
“Um site idealizado para aqueles que desejam experimentar inserir conteúdo on line em uma mídia que a cada dia se torna indispensável: A Internet. Neste site o visitante verá as notícias postadas em tempo real pelos colaboradores. Você pode ser um deles, basta registrar-se e a partir de então começar a inserir suas notícias de qualquer lugar e a qualquer hora em um computador conectado a internet. Esperamos que seja de grande proveito para todos. Ricardo Pires – Consultor Web”
Site do papa da usabilidade, Dr. Jakob Nielsen. Criticado por uns, seguido por outros, mas uma leitura obrigatória para quem trabalha com comunicação na internet.
Paleta automatizada que ajuda na combinação de cores
Aprenda, com lições em português, como manter seu site dentro dos padrões Web. Cortesia de Ronaldo M. Ferraz para a comunidade mundial de lusofalantes internetófilos.
“A Universidade Beira Interior de Portugal tem muitos textos interessantes, disponíveis em PDF e HTML. Os textos do Denis e de muitos outros estão lá. Abraços, Paula Lameu”
Os robôs que indexam o google precisam de uma mãozinha para registrar melhor seu site. Descubra como dar essa força para você mesma.
São dicas mais para programadores, arquitetos de informação e administradores do sistema, mas servem para webdesigner, também. Resumidamente: não compliquem.
Newswriting fot the Web, de Carole Rich, professora e autora de diversos livros sore Jornalismo Online. Este artigo é uma espécie de reportagem hipertextual sobre a redação de notícias para a mídia online. Ele já é escrita num formato recomendado por profissionais, numa espécie de meta-linguagem.
O renomado instituto de estudos e ensino de jornalismo tem uma boa lista de recursos para os profissionais e estudantes de JOL. Tudo em inglês, claro.
Teste suas páginas para conferir se respondem às normas sobre acessibilidade. Serviço gratuito.
Site de webdesigner goiano com muitos artigos interessantes e críticos.
Com ele vc pode saber como fica o seu site em várias versões de vários sistemas operacionais, através de screenshots. (dica do http://sinistras.aranha.com.br/).
Portal sobre jornalismo digital.
(Dica do Giordani)
(Dica do Giordani)
(Dica do Giordani)
(Dica do Giordani)
(Dica do Giordani)
Links na Unicamp sobre o tema importantíssimo para qualquer profissão.
Na Universidade Federal da Bahia, a vanguarda acadêmica brasileira em estudos de JOL. Obrigatório.
Um site bem elaborado da Escola de Jornalismo da University of Minnesota, com uma espécie de Curso Online sobre Digital Story Telling inclusive com análises de casos e apresentação de experimentos considerados inovadores com relação a vários aspectos do Jornalismo Online, links para alguns artigos acadêmicos, etc. Vale a pena uma visita. Saudações, marcos palacios.
Site com dicas para profissionais do ramo. Mas o melhor é a lista de discussão do site, praticamente a “lista oficial” da comunidade de jornalistas online do Brasil.
Como melhorar suas busca no Google. (O site exige cadastramento gratuito).
Não vá para o Dreamweaver sem elas. Depois, esqueça o DreamWeaver.
Webdesigner que não usa CSS não é webdesigner. E Eric Meyer é o melhor deles, no domínio desta especificação Web. Neste site, ele leva CSS às últimas fronteiras, onde pessoa nenhuma jamais esteve. Layouts elásticos, menus estonteantes, fundos translúcidos, pop-ups sem uma linha sequer de Javascript. Só a pura e boa CSS. Conselho: é melhor folhear com Mozilla ou Opera, pois o Internet Exploder não trabalha legal com CSS.
No site Comunique-se, coluna do criador do site e da lista de discussão Jornalistas da Web. Obrigatórios.
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…
View Comments
Que bibliografia vc sugere para quem quer ter conhecimentos básicos sobre diagramação e projeto gráfico em jornalismo?
Grata,
Carole.
Olá, Carole!
O melhor livro sobre o tema é The Newspaper Designer's Handbook, de Tim Harrower. Você pode comprá-lo pela Amazon Books.