Google Earth usado para acompanhamento de obras públicas

O engenheiro Antonio Carlos Amorim construiu uma rede de colaborações no acompanhamento da gestão de obras públicas usando o Google Earth e Google Maps. A comunidade está no Peabirus, uma espécie de Orkut empresarial. A comunidade permite que seus integrantes (engenheiros, em geral) enviem fotos e a situação de obras como viadutos, estradas e prédios públicos em construção ou necessitando de manutenção. As colaborações viram “placemarks” num arquivo KML do Google Earth/Maps. O engenheiro explica o funcionamento da rede:

Muito se fala sobre o estado de conservação das obras públicas pelo Brasil, porém é muito difícil para o cidadão comum ter a dimensão do problema.

A Rede da Engenharia, numa iniciativa sem similar no Brasil, vai construir colaborativamente na plataforma do Google Maps e Google Earth, um mapa contendo informações sobre o atual estado das obras públicas brasileiras.

Elaborado a partir do trabalho realizado pelo Sinaenco e do Termo de Ajuste de Conduta assinado pela prefeitura de São Paulo, pelo Ministério Público e o Instituto de Engenharia, o mapa abaixo é uma iniciativa colaborativa, onde todos os engenheiros poderão adicionar novos comentários e avaliações, extrapolando seu alcance por todo território nacional.

Por estarmos ainda em fase de desenvolvimento da ferramenta, não é possível inserir dados a partir do login do PEABIRUS. Aqueles que desejarem participar há duas formas:

1- Enviar um email para rededaengenharia@gmail.com com os dados da obra, endereço e fotos
2- Enviar e-mail solicitando login e senha de acesso para a ferramenta de edição.

Quem utiliza o Google Earth, pode baixar um arquivo para visualizar este mapa na plataforma Clicando Aqui e instalando o arquivo.

Leia mais em Peabirus: Construa o seu caminho

José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago