Google Earth usado para acompanhamento de obras públicas

O engenheiro Antonio Carlos Amorim construiu uma rede de colaborações no acompanhamento da gestão de obras públicas usando o Google Earth e Google Maps. A comunidade está no Peabirus, uma espécie de Orkut empresarial. A comunidade permite que seus integrantes (engenheiros, em geral) enviem fotos e a situação de obras como viadutos, estradas e prédios públicos em construção ou necessitando de manutenção. As colaborações viram “placemarks” num arquivo KML do Google Earth/Maps. O engenheiro explica o funcionamento da rede:

Muito se fala sobre o estado de conservação das obras públicas pelo Brasil, porém é muito difícil para o cidadão comum ter a dimensão do problema.

A Rede da Engenharia, numa iniciativa sem similar no Brasil, vai construir colaborativamente na plataforma do Google Maps e Google Earth, um mapa contendo informações sobre o atual estado das obras públicas brasileiras.

Elaborado a partir do trabalho realizado pelo Sinaenco e do Termo de Ajuste de Conduta assinado pela prefeitura de São Paulo, pelo Ministério Público e o Instituto de Engenharia, o mapa abaixo é uma iniciativa colaborativa, onde todos os engenheiros poderão adicionar novos comentários e avaliações, extrapolando seu alcance por todo território nacional.

Por estarmos ainda em fase de desenvolvimento da ferramenta, não é possível inserir dados a partir do login do PEABIRUS. Aqueles que desejarem participar há duas formas:

1- Enviar um email para rededaengenharia@gmail.com com os dados da obra, endereço e fotos
2- Enviar e-mail solicitando login e senha de acesso para a ferramenta de edição.

Quem utiliza o Google Earth, pode baixar um arquivo para visualizar este mapa na plataforma Clicando Aqui e instalando o arquivo.

Leia mais em Peabirus: Construa o seu caminho

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.