Embora sejam encontradas em 96 por cento dos computadores do mundo — e talvez por isso — as fontes Times New Roman e Arial são sobreutilizadas. Se você quiser fontes com as mesmas métricas, mas diferentes do que se usa por aí, pode baixar as Liberation Fonts disponibilizadas pela Red Hat.
Nas variações com serifa, sem serifa e monoespaçada, elas podem ser usadas no lugar das “vagabundinhas” Times, Arial e Courier sem que a composição tipográfica fique prejudicada.
Like this:
Like Loading...
Artigos relacionados
About José Antonio Meira da Rocha
Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.
Olá meu caro, gostei da informação, porém gostaria de saber se existe alternativas livres — para uso pessoal ou comercial — para fontes Garamount Pro
Bom dia Meira, gostaria que vc me indicasse um livro ou livros sobre fontes, que contenha algo de mais moderno…Fontes para utilização em
jornais e revistas (tamanho padrão)ou algum site que possa falar do que posso encontrar de mais atual para se trabalhar com fontes.
Olá, Luiz!
Alguns sites tipográficos: http://www.dafont.com/, http://www.justintype.com.br, http://www.lib.udel.edu/ud/spec/findaids/goudy.htm, http://visualmente.blogspot.com/2007/12/las-mejores-100-frases-sobre-tipografas.html, http://www.tipografos.net/cadernos/index.html. E tem a lista de discussão sobre tipografia no Yahoo Groups.
Valeu, André! 🙂
Garamond é clássica e não muito abusada. É obrigatória no portfolio de qualquer fundição, e as diferenças entre os desenhos dos fabricantes não a deixam virar “uma zinha qualquer”.
Helvetica é clássica mas prejudicada pelo PostScript, já que está inclusa entre as 35 fontes padrão da primeira versão do interpretador.
Univers também é clássica, e caiu em desuso nos anos 90, o que a torna rara hoje. Tem a vantagem de ser uma grande família, para todas as ocasiões.
E Garamond e fontes da família Helvetica o que diz delas? Minhas fontes favoritas hoje em dia para serifadas e não serifadas são, respectivamente Adobe Garamond Pro e Univers, mas queria ter uma idéia do que mais usar…
André.
PS: Adorei o blog, acabei de encontrá-lo.