Medidas tipográficas

Paica (ou pica, em inglês) é uma medida tipográfica anglo-saxã que corresponde, aproximadamente, a 4,23 mm, e se divide em doze pontos tipográficos, diferentemente do sistema métrico decimal que divide as medidas em dez partes. A paica se tornou popular no Brasil a partir dos anos 1970, quando equipamentos computadorizados começaram a chegar ao País. Antes disso, no tempo do chumbo derretido, a medida tipográfica usada era o cícero, usado no sistema Didot herdado da tradição francesa de artes gráficas. O cícero também era dividido em doze pontos, e com tamanho levemente maior.

Os pontos tipográficos, ainda hoje, são usados para designar o tamanho das letras: quando se diz que uma letra está em corpo 12 significa que sua altura tem 12 pontos tipográficos.

Atualmente, pode-se usar sem problemas o sistema métrico decimal. Os programas modernos, como o PageMaker, InDesign, Scribus, QuarkXPress ou Corel Ventura, podem trabalhar com qualquer medida. Para mudar as medidas, clique com o outro botão do mouse nas réguas. As réguas podem ter medidas diferentes na horizontal e na vertical. Tradicionalmente, em jornais, a publicidade mede-se por sua altura em centímetros. Portanto, a régua vertical pode ficar sempre no padrão “milímetros”, enquanto a régua horizontal fica em paicas.

Além disso, o PageMaker, InDesign, Scribus, QuarkXPress ou Corel Ventura permitem ainda que se coloque em praticamente qualquer campo outra medida além da especificada. Por exemplo: se o campo diz “milímetros”, você pode colocar o valor “11p6”, que o programa entenderá que são onze paicas e meia (lembre-se de que a paica tem 12 pontos; portanto, meia paica são 6 pontos). Você também pode colocar a medida em pontos: “24pt” é igual a “2p” (2 paicas).

Melhor ainda: você pode colocar cálculos em vários campos do PageMaker, InDesign, Scribus, QuarkXPress ou Corel Ventura e de outros programas de editoração mais modernos: “(23p-1p)/2” colocaria a medida de 11 paicas (23 paicas menos uma — da valeta –, divididas por 2).

Este é um bom truque para dividir precisamente blocos de texto, na criação de colunas falsas. Colunas falsas são colunas que fogem da colunagem básica do jornal. É conveniente usar colunas falsas em notícias pequenas, para quebrar a monotonia das páginas.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.