Como instalar painel frontal de som

Os bons gabinetes de computador hoje vêm com painel frontal de som, dois conectores (jacks) P2 fêmeas para entrada de microfone e saída de áudio — geralmente para fones de ouvido. Esses jacks são ligados a uma série de dez pinos identificada com o código FP_AUDIO (front panel audio) na documentação das placas-mãe. O esquema dos pinos foi definido pelo padrão Intel AC-97. Mas o gabinete tabajara que veio no meu micro tinha apenas a “espera” para estes conectores. Nas lojas, os cabos FP_AUDIO não são encontrados prontos. Tive que improvisar meus próprios personal connectors.

FP_AUDIO jackPara isto, comprei dois cabos que antigamente eram usados para ligar o CD à placa de som. Hoje, é difícil até achá-los em lojas de equipamentos novos, porque não são mais usados: o áudio é lido diretamente pelo cabo chato IDE. Mas oficinas e montadores de micros devem ter pilhas destes cabinhos. Cortei em dois os terminais de quatro pinos, conforme mostra a foto, deixando os fios preto e vermelho para a saída e retorno.

Cada canal de áudio precisa de dois cabinhos, um de saída e um de retorno, para fechar o circuito e permitir o uso dos alto-falantes quando o fone de ouvido não é usado. Na foto, aparece apenas um canal, para melhor visualização. Liguei os cabos a conectores fêmea P2, um mono para o microfone e outro estéreo para a saída de áudio. Nem precisei de solda porque desmontei uma das pontas dos cabos, levantando uma lingüeta, e os conectores metálicos encaixaram nos pinos dos jacks P2.

Pinagem FP_AUDIOO terra de áudio (AGND — audio ground) foi compartilhado entre os jack de microfone e de saída de áudio através da extensão que havia em um dos cabos (cabinho branco, na foto). Usei o outro cabinho branco para ligar o pino MIC2 ao jack de microfone, conforme o esquema ao lado, documentado no manual de minha placa-mãe Asus K8N (a pinagem é um pouco diferente daquela documentada na Intel, mas são pinos que não usei).

Assim, apenas dois cabos de áudio foram necessários para completar a configuração. O problema que pode aparecer na montagem é a troca dos cabinhos de saída e de retorno em cada canal. Na primeira montagem que fiz, quando eu plugava o pino P2 macho do fone de ouvido não saía som mas o áudio das caixas era interrompido. Eu havia trocado os cabinhos. Descobri quais os canais direito e esquerdo com o programa da placa de som, que permite testar cada falante independentemente.

Agora, não preciso mais trocar os plugues das caixa de som pelos plugues de fone de ouvido no painel traseiro do micro, quando quero ouvir sem incomodar ninguém. Basta conectar os fones no painel frontal, que as caixas são automaticamente desligadas.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.