Suporte Trolltech (Qt) no Brasil é eficiente

No ambiente Linux, costumo usar o gerenciador de desktop KDE no Kurumin e Kubuntu. Sei lá, acho mais completo que o Gnome, gosto mais dos programadores europeus. A base do KDE são as bibliotecas gráficas da Trolltech, chamadas Qt (trocadilho com “cute”?). Para criar paletas para o programa de desktop publishing Scribus, me cadastrei e baixei do site deles as bibliotecas Qt. Elas permitem que se faça o mesmo programa para rodar nos ambientes Linux, Macintosh, Windows e outros Unixes. Em pouco tempo, recebi um email de André Castro, Gerente Comercial da empresa no Brasil. No dia seguinte, recebi um telefonema do pessoal da Trolltech do Brasil, oferecendo ajuda.

Embora eu não seja desenvolvedor, apenas um jornalista micreiro que quer fazer um sistema editorial open source, e não seja o público-alvo deles, achei muito eficiente o atendimento. Ponto para a empresa, uma iniciativa comercial que sabe usar muito bem o modelo de negócios de software open source.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.