O programa de editoração eletrônica multiplataforma e open source Scribus, em sua versão 1.3.4, já está no depositório para download grátis. Além da linguagem script ser atualizada para Python 2.5, a maior novidade, a meu ver, é interna: é o novo esquema de hifenização (separção de sílabas no final das linhas). Antes, cada sílaba era sinalizada com uma longa série de parâmetros. Isso gerava enormes arquivos na hora de gravar, e tornava o processamento lento. Agora, todas as sílabas são separadas com o hífen opcional (discrecionário), apenas. O tamanho dos arquivos hifenizados é praticamente igual ao dos arquivos sem hifenização. Baixe o Scribus no SourceForge.net: Scribus download.
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…
View Comments
Saiu o Scribus 1.4. Dentre as novidades estão as "optical margins".
Obrigado! Ajudou muito!
Olá, Artur!
Valeu a força! :)
Sim, o Scribus faz a divisão silábica no final das linhas. Está em "Extras > Hifenizar texto". É chamada de hifenização, em tipografia, porque é silábica apenas em língua latinas. Em inglês, eles não separam pelas sílabas, mas usam um método complicadíssimo e cheio de excessões. Os programas para hifenizer em inglês têm o dobro do tamanho do que os de línguas latinas.
Como vai Meira Rocha?
Acessei hoje seu portal através de uma busca no google. Realmente, muito bom! Informações úteis e opiniões instrutivas!
Bom, mas o assunto principal é: tenho o Scribus 1.3.4, e estou usando o Fedora 9. Estou diagramando o jornal do colégio. A equipe do colégio fez o projeto no InDesign, mas não me enviaram em .svg. Resultado: reconstrui todo o projeto, mas não consegui fazer uma coisa:
O scribus sabe, afinal, dividir sílabas? Quero dizer, quando mandamos justificar o texto, ao invés de quebrar a linha porque a palavra não coube, quebrar depois de dividir sílabas? Não sei se seu artigo passou por isso, francamente não entendi.
Desculpe por usar seu portal como "tira-dúvidas" mas já procurei por toda a internet e não achei nada!
Obrigado e parabéns pelo trabalho!