A programação visual da interface entre o programa de editoração Scribus e um Sistema Gerenciador de Conteúdo (CMS) pode ser feita com scripts Python rodando como extensões do Scribus. Assim, é possível se contruir paletas, listas etc, que permanecem funcionais mesmo quando o script termina:
Scripter: Extension Scripts
There are several situations where being able to create objects from Python that hang around after the script exits is useful. The most signficiant is graphical programming with PyQt, where PyQt objects are created when the script runs and become functional only after the script exits, returning control to the Scribus event loop.
Será relativamente fácil, então, criar uma paleta tipo estrutura de árvore hierárquica com os textos de um veículo, a partir de uma consulta a um banco de dados de CMS (no caso, banco de dados MySQL do WordPress).
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…
View Comments
Estou querendo desenvolver um sistema automatizado com scribus, queria saber se consigo que o scribus execute os scrips automaticamente e feche este arquivo em pdf.
Olá, Luciano!
A API Python do Scribus ainda está na infância de seu desenvolvimento, mas já dá para fazer alguns serviços básicos de automação. Entre eles, produção de PDF. Veja a documentação em http://docs.scribus.net/index.php?lang=en&page=scripterapi.
Mande o resultado de seus estudos!
Abraços.
I’d prefer reading in my native language, because my knowledge of your languange is no so well. But it was interesting! Look for some my links:
Oi, Renato. A princípio, a diagramação seria separada, conforme uma programação gráfica baseada em estilos do Scribus. Acho que é o mais simples, de início. Um script acessaria a base de dados, pegaria o texto HTMLizado, gravaria como HTML e importaria para uma série de quadros de texto lincados, conforme o tamanho escolhido pelo diagramador ou pelo editor.
Com um esforço de programação maior, ou com uma API mais desenvolvida, o texto poderia ser formatado e inserido sem necessidade de gravação em formato HTML.
E com mais programação ainda, o projeto gráfico no Scribus poderia ser criado a partir da CSS do site.
Só para confirmar, da maneira que você idealizou este sistema que automatiza o processo de publicação dos artigos para os dois tipos de mídia, a diagramação no Scribus também seria como no site? Ou seja: publica, entra para uma lista de artigos, que são automaticamente ordenados, etc? Ou o trabalho de diagramar seria apenas facilitado (geraria um "rascunho" para trabalhar, por ex.), mas ainda manual?
Abraço,
rentatoat em gmail.
Olá, Renato!
A idéia é fazer algo genérico, para poder modificar facilmente com qualquer CMS. Vou começar com WordPress, porque é fácil de usar. Mas poderia ser Joomla, por exemplo.
Pelo que andei vendo, o mais difícil é achar um tradutor de HTML para um formato do Scribus, porque, em geral, os editores de CMS funcionam com essa formatação.
Mas mande seu contato, para trocarmos figurinha.
Abraços!
Olá,
sou mais ou menos o contrário de você (desenvolvedor por profissão e gosto; "redator" por brincadeira).
Até que ponto você já chegou com a idéia de sistema editorial OS? Qual CMS você está utilizando?
Desenvolvi alguns sistemas em Qt (c/ C++), mas mesmo assim, qualquer coisa que precisar com os plugins para Scribus, posso tentar ajudar.
Abraço,
Renato.