A programação visual da interface entre o programa de editoração Scribus e um Sistema Gerenciador de Conteúdo (CMS) pode ser feita com scripts Python rodando como extensões do Scribus. Assim, é possível se contruir paletas, listas etc, que permanecem funcionais mesmo quando o script termina:
Scripter: Extension Scripts
There are several situations where being able to create objects from Python that hang around after the script exits is useful. The most signficiant is graphical programming with PyQt, where PyQt objects are created when the script runs and become functional only after the script exits, returning control to the Scribus event loop.
Será relativamente fácil, então, criar uma paleta tipo estrutura de árvore hierárquica com os textos de um veículo, a partir de uma consulta a um banco de dados de CMS (no caso, banco de dados MySQL do WordPress).
Estou querendo desenvolver um sistema automatizado com scribus, queria saber se consigo que o scribus execute os scrips automaticamente e feche este arquivo em pdf.
Olá, Luciano!
A API Python do Scribus ainda está na infância de seu desenvolvimento, mas já dá para fazer alguns serviços básicos de automação. Entre eles, produção de PDF. Veja a documentação em http://docs.scribus.net/index.php?lang=en&page=scripterapi.
Mande o resultado de seus estudos!
Abraços.