Ou quase nada. Uma das maiores desinformações sobre cultura digital é prefixar com a partícula “ciber” qualquer coisa remotamente relacionada a computadores: Cibercultura, ciberjornalismo, cibersexo… Ora, Cibernética é a ciência da automação e controle, conforme definida por seu criador, Norbert Wiener. Envolve:
- sensores, que coletam informação do ambiente,
- comunicação das informações,
- processamento dos dados enviados,
- envio de uma ação em resposta aos dados, geralmente de autocontrole.
Cibernética tem tudo a ver com robôs ou sistemas de governo, mas pouquíssima coisa com comunicação por redes de computadores. Quase nada na internet é cibernético. Existem as regras de funcionamento de comunidades, feitas pelo grupo, como a netiqueta. Mas isso não é uma característica da rede como um todo.
Existe sócio-cibernética em netiqueta e regras de comportamento em fóruns, por exemplo. E tem uma brincadeira legal onde o processo envolvido é cibernético. É descobrir câmeras de vigilância inadvertidamente ligadas à internet, e controlá-las! Olhar para a direita, para a esquerda… No Google, procure por: “ViewerFrame?Mode=“. Você receberá centenas de links para câmeras de vigilância de um sistema da Panasonic. Tem que garimpar muitas. Só umas poucas câmeras são acessíveis…
Gostei muito deste noticioário.
Abraços