Como ganhar no par-ou-ímpar

Aprende-se de tudo no Utube.

Já que o negócio deste site é cultura digital, vamos lá com um dos mais antigos e famosos joguinhos digitais, ou processo de tomada de decisão, como queira chamá-lo: o jogo de par-ou-ímpar. A jornalista Liège Copstein espantou-me com sua teoria sobre par-ou-ímpar: mostre sempre ímpar a fim de aumentar suas chances de ganhar.

Um matemático vai dizer que não, que as chances são iguais, e tal, e vai rabiscar um papel mostrando por A+B que as escolhas têm as mesmas chances. Mas os matemáticos esquecem o fator humano. Quem pede par têm a tendência a apresentar números pares, e quem pede ímpar, de apresentar números ímpares.

Assim, se a pessoa pediu par, mostra par e você mostra ímpar. O resultado é impar e você ganha. Se a pessoa pediu ímpar, mostra ímpar e você mostra ímpar. O resultado é par, você ganha. Portanto, peça sempre ímpar.

Bonus track: Como ganhar no Pedra-papel-tesoura. Em inglês. Traduzo com meu navegador Chrome ou Firefox.

José Antonio Meira da Rocha

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.