Já que o negócio deste site é cultura digital, vamos lá com um dos mais antigos e famosos joguinhos digitais, ou processo de tomada de decisão, como queira chamá-lo: o jogo de par-ou-ímpar. A jornalista Liège Copstein espantou-me com sua teoria sobre par-ou-ímpar: mostre sempre ímpar a fim de aumentar suas chances de ganhar.
Um matemático vai dizer que não, que as chances são iguais, e tal, e vai rabiscar um papel mostrando por A+B que as escolhas têm as mesmas chances. Mas os matemáticos esquecem o fator humano. Quem pede par têm a tendência a apresentar números pares, e quem pede ímpar, de apresentar números ímpares.
Assim, se a pessoa pediu par, mostra par e você mostra ímpar. O resultado é impar e você ganha. Se a pessoa pediu ímpar, mostra ímpar e você mostra ímpar. O resultado é par, você ganha. Portanto, peça sempre ímpar.
Bonus track: Como ganhar no Pedra-papel-tesoura. Em inglês. Traduzo com meu navegador Chrome ou Firefox.
José Antonio Meira da Rocha
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…
View Comments
Puts, eu vim aqui procurar alguma teoria. Mas não sei não...
Ontem a noite eu disputei um par ou ímpar, e eu sempre peço PAR....
Eu coloquei 1 e a adversária 3, ganhei! xD
Viu como funciona?
Ainda prefiro o estilo Salsicha X Scooby: "par eu ganho, impar vc perde". hehehehehehe
hauahuahuauhauhahu
Eu sempre mostro 2!!!
Lamento mas sua teoria nao tem nada a ver, sou Psicologo e estudo calculo estatistico em pesquisa e devo dizer que se vc inverter seu exemplo vc obtem o resultado oposto, o que garante o resultado inverso e portanto 50% de chance no jogo. Citando seu exemplo ao contrario:
1-Assim, se a pessoa pediu par, mostra par e você mostra ímpar. O resultado é impar e você ganha. Se a pessoa pediu ímpar, mostra ímpar e você mostra ímpar. O resultado é par, você ganha
2-Assim, se a pessoa pediu impar, mostrar par e vc mostrar impar ela ganha. Se a pessoa pediu par, mostrar par e vc mostrar par. O resultado e par e ela ganha.
Um truque basico embora que confunda as pessoas.
Opa, sem ofensas Cezar, mas você não leu o texto corretamente...
De acordo com a teoria ai do José Antonio, matemáticamente é tudo igual, porém as pessoas costumam por o número do que pediram, (peço par e ponho par ou peço impar e ponho impar).
Além disso, conclui que, de acordo com a teoria dele, devemos sempre por um número Impar, independemente do que pedirmos...
Não é teoria, é prática. A prática me mostrou que são maior as chances de quem pede para mostrar par, e vice versa. Faça uma pesquisa prática.
HAHA muito bom :]
muito bom valew naum trabalhei no domingo