Já que o negócio deste site é cultura digital, vamos lá com um dos mais antigos e famosos joguinhos digitais, ou processo de tomada de decisão, como queira chamá-lo: o jogo de par-ou-ímpar. A jornalista Liège Copstein espantou-me com sua teoria sobre par-ou-ímpar: mostre sempre ímpar a fim de aumentar suas chances de ganhar.
Um matemático vai dizer que não, que as chances são iguais, e tal, e vai rabiscar um papel mostrando por A+B que as escolhas têm as mesmas chances. Mas os matemáticos esquecem o fator humano. Quem pede par têm a tendência a apresentar números pares, e quem pede ímpar, de apresentar números ímpares.
Assim, se a pessoa pediu par, mostra par e você mostra ímpar. O resultado é impar e você ganha. Se a pessoa pediu ímpar, mostra ímpar e você mostra ímpar. O resultado é par, você ganha. Portanto, peça sempre ímpar.
Bonus track: Como ganhar no Pedra-papel-tesoura. Em inglês. Traduzo com meu navegador Chrome ou Firefox.
José Antonio Meira da Rocha
Ainda prefiro o estilo Salsicha X Scooby: “par eu ganho, impar vc perde”. hehehehehehe
hauahuahuauhauhahu
Eu sempre mostro 2!!!
Lamento mas sua teoria nao tem nada a ver, sou Psicologo e estudo calculo estatistico em pesquisa e devo dizer que se vc inverter seu exemplo vc obtem o resultado oposto, o que garante o resultado inverso e portanto 50% de chance no jogo. Citando seu exemplo ao contrario:
1-Assim, se a pessoa pediu par, mostra par e você mostra ímpar. O resultado é impar e você ganha. Se a pessoa pediu ímpar, mostra ímpar e você mostra ímpar. O resultado é par, você ganha
2-Assim, se a pessoa pediu impar, mostrar par e vc mostrar impar ela ganha. Se a pessoa pediu par, mostrar par e vc mostrar par. O resultado e par e ela ganha.
Um truque basico embora que confunda as pessoas.
Não é teoria, é prática. A prática me mostrou que são maior as chances de quem pede para mostrar par, e vice versa. Faça uma pesquisa prática.
Opa, sem ofensas Cezar, mas você não leu o texto corretamente…
De acordo com a teoria ai do José Antonio, matemáticamente é tudo igual, porém as pessoas costumam por o número do que pediram, (peço par e ponho par ou peço impar e ponho impar).
Além disso, conclui que, de acordo com a teoria dele, devemos sempre por um número Impar, independemente do que pedirmos…
HAHA muito bom :]
muito bom valew naum trabalhei no domingo