Categories: Mídias digitais

Como ganhar no par-ou-ímpar

Aprende-se de tudo no Utube.

Já que o negócio deste site é cultura digital, vamos lá com um dos mais antigos e famosos joguinhos digitais, ou processo de tomada de decisão, como queira chamá-lo: o jogo de par-ou-ímpar. A jornalista Liège Copstein espantou-me com sua teoria sobre par-ou-ímpar: mostre sempre ímpar a fim de aumentar suas chances de ganhar.

Um matemático vai dizer que não, que as chances são iguais, e tal, e vai rabiscar um papel mostrando por A+B que as escolhas têm as mesmas chances. Mas os matemáticos esquecem o fator humano. Quem pede par têm a tendência a apresentar números pares, e quem pede ímpar, de apresentar números ímpares.

Assim, se a pessoa pediu par, mostra par e você mostra ímpar. O resultado é impar e você ganha. Se a pessoa pediu ímpar, mostra ímpar e você mostra ímpar. O resultado é par, você ganha. Portanto, peça sempre ímpar.

Bonus track: Como ganhar no Pedra-papel-tesoura. Em inglês. Traduzo com meu navegador Chrome ou Firefox.

José Antonio Meira da Rocha
José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

  • Puts, eu vim aqui procurar alguma teoria. Mas não sei não...
    Ontem a noite eu disputei um par ou ímpar, e eu sempre peço PAR....
    Eu coloquei 1 e a adversária 3, ganhei! xD

  • Lamento mas sua teoria nao tem nada a ver, sou Psicologo e estudo calculo estatistico em pesquisa e devo dizer que se vc inverter seu exemplo vc obtem o resultado oposto, o que garante o resultado inverso e portanto 50% de chance no jogo. Citando seu exemplo ao contrario:
    1-Assim, se a pessoa pediu par, mostra par e você mostra ímpar. O resultado é impar e você ganha. Se a pessoa pediu ímpar, mostra ímpar e você mostra ímpar. O resultado é par, você ganha

    2-Assim, se a pessoa pediu impar, mostrar par e vc mostrar impar ela ganha. Se a pessoa pediu par, mostrar par e vc mostrar par. O resultado e par e ela ganha.

    Um truque basico embora que confunda as pessoas.

    • Opa, sem ofensas Cezar, mas você não leu o texto corretamente...
      De acordo com a teoria ai do José Antonio, matemáticamente é tudo igual, porém as pessoas costumam por o número do que pediram, (peço par e ponho par ou peço impar e ponho impar).
      Além disso, conclui que, de acordo com a teoria dele, devemos sempre por um número Impar, independemente do que pedirmos...

    • Não é teoria, é prática. A prática me mostrou que são maior as chances de quem pede para mostrar par, e vice versa. Faça uma pesquisa prática.

Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago