Já que o negócio deste site é cultura digital, vamos lá com um dos mais antigos e famosos joguinhos digitais, ou processo de tomada de decisão, como queira chamá-lo: o jogo de par-ou-ímpar. A jornalista Liège Copstein espantou-me com sua teoria sobre par-ou-ímpar: mostre sempre ímpar a fim de aumentar suas chances de ganhar.
Um matemático vai dizer que não, que as chances são iguais, e tal, e vai rabiscar um papel mostrando por A+B que as escolhas têm as mesmas chances. Mas os matemáticos esquecem o fator humano. Quem pede par têm a tendência a apresentar números pares, e quem pede ímpar, de apresentar números ímpares.
Assim, se a pessoa pediu par, mostra par e você mostra ímpar. O resultado é impar e você ganha. Se a pessoa pediu ímpar, mostra ímpar e você mostra ímpar. O resultado é par, você ganha. Portanto, peça sempre ímpar.
Bonus track: Como ganhar no Pedra-papel-tesoura. Em inglês. Traduzo com meu navegador Chrome ou Firefox.
José Antonio Meira da Rocha
No par ou impar,a mão fechada vale zero, isto é, o resultado será sempre par ?