Windows e Linux compartilham sistemas de arquivos

Cedo ou tarde, surge a necessidade de se trabalhar com vários sistemas operacionais no mesmo computador. Para resolver problemas de compatibilidade, aqui eu mostro como usar Linux e Windows XP no mesmo computador, compartilhando os sistemas de arquivo FAT32, NTFS (Windows) e EXT3 (Linux).

Partições

Primeiro, considerei os seguintes requisitos:

  1. Quero que o Linux e o Windows acessem (para leitura e gravação) os mesmos arquivos.
  2. Os diretórios comuns devem ser liberados para escrita de arquivos.
  3. Todos os sistemas de arquivos deve ser acessíveis pelo Linux e pelo Windows.

Para conseguir isto, tive que aceitar tecnologias de sistemas de arquivos menos evoluídas. É que o Linux, por segurança, não grava em partições do sistema de arquivos NTFS do Windows, apenas reconhece e lê dados. O funcionamento interno do sistema NTFS é mantido em segredo pela Microsoft. É perigoso tentar gravar numa partição NTFS a partir do Linux, porque os dados podem se corromper e estragar todo o sistema de arquivos. Então, não poderia usar a área comum formatada em NTFS, tive que usar a FAT32 do Windows 98. Há um desperdício de espaço e menor segurança de dados, mas o Linux lê e grava em partições FAT32. Recentemente, foram liberados drives para o Linux ler e gravar em partições NTFS. Testei-os sem problemas no Kurumin e Kubuntu, e pude converter as partições FAT32 para NTFS.

Algum transtorno acontece na hora que o micro tranca no Windows: o programa chkdsk demora muito para consertar dados em partições FAT32, quando se religa o computador.

Com FAT32, o Linux pode acessar os dados do Windows sem problemas. Criei algumas partições grandes para este espaço comum aos dois sistemas.

Agora, tinha que fazer partições Linux acessíveis ao Windows XP. O problema foi resolvido com os IFS Drives, programa livre que monta os drives como discos tradicionais. Você pode escolher qualquer letra de drive que estiver disponível.

Dois detalhes importantes a respeito do IFS Drive:

  1. Ele não respeita os privilégios de acesso do Linux. Os drivers montados pelo IFS Drive são totalmente abertos a modificações. Isto é um furo na segurança. Só deve ser usado em micros domésticos.
  2. Ele só trabalha com o sistema de arquivos EXT2 do Linux. Reconhece o sistema EXT3, mas não usa journaling. Tive que formatar o Linux com partições EXT3. Eu preferiria o RaiserFS, mas EXT3 também é um bom sistema de arquivos com journaling.

Journaling é um sistema que evita perda de dados se há problemas com o micro (se ele tranca e precisa ser desligado na tomada, ou se falta energia, por exemplo).

Então, o problema dos sistemas operacionais Linux e Windows XP compartilhando os mesmos recursos de disco foi resolvido com:

  1. O sistema embutido no Linux que reconhece partições FAT32 e NTFS do Windows.
  2. O programa IFS Drive que faz o Windows reconhecer partições EXT3 do Linux.

Na ilustração abaixo, o painel de controle do IFS Drive mostra todoas as partições que encontrou no meu HD. Montei e escolhi as letras das partições EXT3 Linux que deveriam ser vistas pelo Windows XP (Todas as letras da palavra “Linux” são partições Linux).

Firefox

Montados desta maneira, os drives agora permitem que se use a mesma configuração do Mozilla Firefox, por exemplo, nos dois sistemas. Para isto, deve-se:

  1. Na paste de perfil do Firefox no Linux, criar links simbólicos para vários arquivos do perfil do Firefox no Windows.
  2. Copiar e adaptar os arquivos de configuração, porque os nomes dos arquivos são usados de forma diferente no Linux e no Windows.
José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

  • É VERDADE O LINUX ESTA FICANDO INCHADO E RUIM DE SER USADO,NÃO HÁ LIVROS PARA USUÁRIOS LEIGOS,ALGUNS PROGRAMAS LIVRES RODAM MELHOR EM WINDOWS DO QUE EM LINUX É O CASO DO GIMP E DO VIDEO DOWNLOAD HELPER,QUE EM LINUX VIROU UMA PORCARIA, MAS PARA WINDOWS RODA QUE É UMA BELEZA,COMO QUE ESSE PESSOALZINHO DA LINUX E UNIX VEM FALAR DE WINDOWS, SE OS PROPRIOS DESENVOLVEDORES DE LINUX DESENVOLVEM OS MELHORES PROGRAMAS PARA WINDOWS. EU USO OS DOIS SISTEMAS, E FICO BARBARIZADO COM COISAS QUE LEIO EM ALGUNS BLOGS QUE DETONAM O WINDOWS, SÓ QUE QUEM CONHECE OQUE FOI O SR.BILL SABE QUE ELE COMEÇOU A VENDER SEU PROGRAMA, ASSIM COMO CONHECEMOS O LINUX HOJE. E SEI E TENHO CERTEZA QUE GRANDE PARTE DOS QUE DETONAM O WINDOWS, FAZEM USO DELE, PRINCIPALMENTE OS JOGADORES DE GAMES. NO MOMENTO SO DÁ WINDOWS 7 ESSA É A REALIDADE E SE TEM QUE ACEITAR ISSO. E DIGO MAIS O LINUX NUNCA FOI LIVRE, POIS SE FOSSE ELE SERIA MELHOR QUE WINDOWS. QUER UM EXEMPLO DISSO QUE FALEI, LEMBRA DO KURUMIM,EU O ACHAVA TÃO BOM QUANTO O XP, QUE FIZERAM COM ELE? DERAM FIM NO SISTEMA, ERA PORQUE ERA LIVRE, NÃO, ERA PORQUE NÃO TINHA UMA BAITA EMPRESA PARA BANCAR O PROJETO. É TRISTE MAS É VERDADE E VERGONHOSO,AS PRÓPRIAS EQUIPES DE SOFTWARE LIVRE SURGE COMO UM RAI E RAPIDAMENTE SE ACABA. É TRISTE MAS É VERDADE...

    VERDADE TUDO FUNCIONA TÃO BEM NO LINUX QUE TEMOS MUITOS PROGRAMAS BONS PARA LINUX QUE RODAM MELHOR EM WINDOWS, QUE QUE TA HAVENDO COM O PESSOAL DA LINUX, E REALMENTE O LINUX COMEÇOU A INCHAR E O WIN7 QUE ERA VISTA PESADO EMAGRECEU E ROUBOU A CENA, E DIGO MAIS DA PARA FAZER UM LINUX TÃO BOM QUANTO O WINDOWS, OU VOCE ACHA QUE O PROGRAMA QUE LINUS USA EM CASA É TOTALMENTE LIVRE, GARANTO QUE ELE BAIXA DE TUDO QUE É PROPIETARIO, E USA A VONTADE, E ESSE LINUX SÃO TÃO CARO QUANTO O WINDOWS, VERIFICA NA INTERNET O PREÇO DO MANDRIVA PROPIETÁRIO, AI VOCÊ VAI ENTENDER OQUE FALO...

    VOU TE DIZER ALGO AMIGO ACIMA, OS GOVERNANTES CONSEGUEM TUDO DE GRAÇA, QUER VER PARA AREA PUBLICA E PARTICULAR, TUDO EM TROCA DE PATROCINIO E OUTROS PRESTIGIOS A MAIS, E LEMBRE-SE E PESQUISE ANTES DE EXISTIR LINUX EXISTIU UNIX QUE É O RECHEIO POR ONDE PASSA O LINUX, O LINUS NUNCA CRIOU ELE APENAS DEU UMA MELHORADA NO VISUAL DO PROGRAMA, É COMO O TIO BILL NUNCA FEZ TUDO NA MICROSOFT, PEGA A LISTA DO PESSOAL QUE TRABALHA COM ELES, E VERAS GENTE DE TODOS OS LUGARES DESENVOLVRNDO PROJETOS PARA ELES. E NADA É GRATIS TUDO TEM UM PREÇO, TANTO É QUE LINUS RECLAMOU DINHEIRO POR SUA MARCA LINUX, E SE O CRIADOR DO UNIX RECLAMAR PARA LINUS A PARCELA DELE NO NEGOCIO. PENSE NISSO...FALOU!!

  • Olá, Redinaldo!

    Você pode usar a suíte BROffice em casa e gravar os arquivos em formato do MS Word, MS Excell ou PowerPoint, por exemplo. O AbiWord também grava em formato MS Office.
    Eventualmente, poderá ser necessário consertar um ou outro detalhe que ficar mal, abertos pelo Word. O Excell apresenta muito menos problemas, a não ser em planilhas excepcionalmente grandes.

    Isso acontece porque os formatos da Microsoft são fechados, sem documentação.

  • De que maneira poderei criar arquivos em geral no linux em casa e imprimi-los ou ve-los no windows no escritório?

Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago