Em geral, o pessoal que faz sites e páginas Web esquece de configurar informações importantes para indexação do conteúdo. E como cada vez mais fica claro, uma das coisas mais importantes na internet é que a informação seja encontrável. Ela deve ser fácil de ser indexada e classificada por mecanismos de busca como o Google, Alta Vista, Yahoo e outros.Mostro aqui alguns campos que ficam “escondidos” dentro do código de páginas HTML, dentro das tags <HEAD></HEAD> e que podem ajudar a classificar melhor seu site.
Título da página
Falando em bookmarks: é importante que o título da página (o que vai nas tags <TITLE></TITLE> e aparece na barra de nome das janelas) seja bem descritivo e breve sobre o site. Devem ser evitados firulas e enfeites, porque este título será colocado nos bookmarks geralmente em ordem alfabética.
Description e palavras-chave
São campos que se podem colocar no cabeçalho (dentro tags <HEAD></HEAD>) de páginas HTML. Em geral, ninguém preenche estes campos. Mas eles servem para mecanismos de busca indexarem e catalogarem a informação de seu site. O sistema do meu site, por exemplo, o WebGUI, usa esta informação com sumário de páginas que pode ser usado em listagens de conteúdo.
O código destes campos, no cabeçalho da página HTML é o seguinte:
<meta http-equiv="Keywords" name="Keywords" content="Detalhes que não podem faltar em páginas Web, Meira da Rocha" />
<meta http-equiv="Description" name="Description" content="Conheça alguns detalhes em páginas Web que são geralmente ignorados pelos arquitetos de informação." />
Ícone dos “Favoritos”
O ‘favicon” é um recurso lançado pela Microsoft em seu servidor e cliente Web (Internet Explorer). É um ícone em formato ICO que aparece em links de páginas Web, no Windows, e fica ao lado do link colocado na lista de sites do menu “Favoritos” ou “Bookmarks”. Ele não auxilia a indexação mas ajuda na memorização e orientação do usuário, além de reforçar a marca d site.
O favicon é definido com as seguintes linhas no cabeçalho (entre as tags <HEAD></HEAD>) HTML:
<link rel="icon" href="/extras/favicon.png" type="image/png" />
<link rel="SHORTCUT ICON" href="/extras/favicon.ico" />
Repare que há ícones no formato PNG e no formato ICO para permitir que o ícone apareça em todos os browsers (IE, Mozilla, Opera, Konqueror, Safari). Para fazer imagens nestes formatos, você pode usar o programa gratuito como o IrfanView ou qualquer bom programa comercial de manipulação de imagens. As imagens ICO e PNG devem ser quadrados de 32 pixels de tamanho.
Os novos browsers todos aceitam este recurso. É uma maneira de promover mais seu site ou negócio: colocar seu próprio ícone ao lado do nome de seu site.
Alguns servidores Web como o Netscape e sistemas como o WebGUI colocam ícone deles como default. É uma boa prática trocar o ícone do fabricante para o ícone de sua empresa ou mesmo para sua foto (como no caso do meu site).
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…