Este é um engano muito comum na literatura sobre imagens digitais para internet. Ano após ano, este mito é passado adiante. O que me permitiu ganhar muitas apostas de cerveja contra webdesigners .
- O conto é este:Trabalhar imagens a 72 dpi deixaria menor o tamanho do arquivo digital.
- O fato é este:DPIs (dots per inch) referem-se a pontos por polegada no papel. É uma medida que tem como referência a resolução de impressoras. Na internet, esse valor não faz qualquer sentido, porque os monitores não obedecem à medida “polegada”, mas à medida “pixel”.
Modificar o valor de DPI não faz a menor diferença no tamanho do arquivo digital. Como exemplo, veja as fotos da Suicide Girl abaixo: uma delas foi gravada a 72 DPI e a outra, a 300dpi. Repare como a quantidade de bytes de cada arquivo é idêntica.
108 x 128 pixels
72dpi 14074 bytes |
108 x 128 pixels
300dpi 14074 bytes |
Comparei os dois arquivos com o Rixcomp, que mostra apenas os bytes que diferem, em dois arquivos. Comparando os dados das imagens, vi que os únicos bytes diferentes entre as duas imagens são 4. Suponho que é onde os valores de DPI são armazenados, numa imagem JPG:
O valor de DPI fica nos quatro bytes a partir da posição 0E (hexadecimal) do arquivo JPEG (em decimal, as posições são 14, 15, 16 e 17). Como os números hexadecimais se repetem (0048 e 012C), nos dois arquivos, suponho que a resolução seja para a orientação horizontal e vertical (não conheço as especificações JPEG. Quem souber, deixe um comentário nesta matéria).
Então, pela calculadora do Windows, fico sabendo que a notação hexadecimal 0048 representa a mesma quantidade que a notação decimal 72, e que a notação hex 012C corresponde à notação decimal 300. Isso confirma minhas suspeitas: ali ficam armazenas as informações sobre a escala da foto (os DPI).
A simples mudança destes valores não causa qualquer aumento do tamanho do arquivo digital, pois qualquer valor ocupará sempre 4 bytes.
Por que a informação de DPI existe
A importância dos DPIs vem à tona quando a gente baixa estas fotos e cola no PageMaker (não adianta copiar as imagens pelo botão direito do mouse e colar num programa de edição: você tem que baixar aqueles arquivos que preparei). Como o PageMaker é um programa orientado ao papel, ele adapta o tamanho da fota às DPIs, ao importar imagens:
Embora fossem fotos idênticas, elas foram coladas e consideradas pelo PageMaker como tendo dimensões diferentes. Repare como a foto em 96 dpi ficou com quase uma polegada. E a que tem 300 dpi ficou com um terço de polegada. Mas repare também que a foto com 300 dpi pode ser ampliada 300% e ficar tão boa quanto a foto com 96 dpi, já que as duas têm as mesmas dimensões em pixels.
Suspeito que o maior responsável por esse engano (de achar que DPI têm importância em fotos digitais) se deve à interface ambígüa dos programas de tratamento de fotos como Photoshop, feitos para artes gráficas em papel.
Para arte digital, quando se vai reescalonar a foto, a gente deve escolher a opção de “não modificar o tamanho da imagem” (ou algo similar), ao modificar os DPIs. É aí que os webdesigners se perdem…
Mais teoria sobre imagens fixas
- Pixels, imagens e arquivos. Site do fotógrafo Normal Koren com mais teoria sobre pixels.
- The myth of DPI. Artigo mais aprofundado sobre o assunto.
- The myth of DPI. Outro artigo sobre o tema.
nossa eu li,mais fiquei com alguma duvida,eu fui imprimir uma foto em A0 me dizerem que falta DPI.
a minha pergunta é :no ligth room onde eu difino isto? sera que toda foto gravada em 300dpi posso imprimir em A0 e não notar o pixel?
Olá, carbono!
Não uso programas proprietários, mas em geral é uma opção chamada “resample”. Você deve definir o tamanho em que vai ser impresso e os DPI em que quer o trabalho. O programa vai fazer uma reamostragem (resample) para deixar “nos conformes”.
Velho, você desmitificou isso pra mim, eu realmente achava isso e ensinava para as pessoas que as imagens da web deveriam ser sempre com 72 e impresso 300, o que não está necessariamente errado, mas enfim.
Na verdade estava pronto para te criticar, por que fiz isso com o photoshop e ele realmente muito o tamanho do arquivo, como o Pedro Henrique citou. Só que essa ampliação nos dpis é tratada de uma maneira peculiar no photoshop, o programa interpreta a mudança nos dpis como se que minha intenção foce também alterar a medida em pixels.
Pra quem quiser testar o que nosso amigo falou aqui dentro do photoshop, basta fazer o seguinte.
No menu (minha versão é em inglês)
Image > Image Size > Desative a opção ‘Resample Image’
Fazendo isso, o tamanho do aquivo não muda praticamente nada.
Para salvar o arquivo, a qualidade deve ser [High] e não [maximum ou very high] caso contrário o tamanho do arquivo realmente vai ampliar.
O José está absolutamente correto, o Pedro Henrique está errado por que ele conduziu o teste de maneira errônea (por isso que é bom não atacar com paus e pedras antes de certificar-se que está correto no que diz.).
Obrigado pela postagem
É isso aí, Willian. Você explicou bem o processo no Photoshop.