Se o fechamento comercial de seu veículo ainda acontece às seis da tarde, depois que a redação começou a escrever as matérias do dia seguinte, não se preocupe, você não está sozinho: quase todos os jornais brasileiros usam um esquema amador como o veículo em que você trabalha. Esta improvisação pode levar a muitos problemas que são resolvidos com um procedimento simples: a pré-diagramação.
Publicidade é um negócio sério. Jornalismo, mais ainda. Anúncios de jornal precisam ser programados e devem ser fruto de um meticuloso planejamento, que, em geral, é trabalho de agências de publicidade. Mesmo os anúncios diretos, feitos em casa, podem ter programação cuidadosa. Poucas vezes há urgência na publicação de anúncios. Portanto, quase nunca há razão para improvisação como aceitar um anúncio na última hora. Mas o que deveria ser uma exceção, vira regra no jornalismo brasileiro: entra um anúncio de última hora, e o editor é obrigado a “derrubar” ou mutilar matérias.
Veja o que acontece quando a falta planejamento e seriedade nas rotinas produtivas de seu veículo provoca a derrubada parcial ou total de matérias:
Tudo isto pode ser evitado com procedimentos muito simples, rápidos e indolores:
Pré-diagramação é a diagramação de páginas, com um texto “falso”, antes do texto final ficar pronto. Não é coisa de outro mundo. Consiste em:
Mas, para que o esquema funcione, é necessário que a redação já saiba, de antemão, o espaço ocupado por anúncios, o que implica em fechamento comercial na manhã do dia de edição. Portanto, você precisa agir com inteligência, planejando seu jornal.
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…
View Comments
Na empresa onde trabalho faço editoração e redação de um jornalzinho institucional e a diagramação é terceirizada o que as vezes torna o tempo um problema para lançar as edições. Gostei muito da matéria, estou estudando design gráfico e espero assumir em breve essa etapa da edição.
Sucesso.
este tópico foi de extrema ajuda, estou trabalhando para um jornal meio que amador...
agora estamos mudando tudo e isso nos leva a um nível profissional a mais!!
Olá, Gaetano!
Ótima notícia! Sucesso com seu veículo!
Professor,
É de suma importância esse tipo de explicação, referente a diagramação. Trabalhamos aqui no jornal fazendo a pré-diagramação à partir do fechamento comercial. Onde uma "programadora", cria um mapa de publicação de anúncios e envia ao jornalismo, comercial e aos diagramadores. Daí então começamos a montar o jornal nos horários determinados para fechamento. É uma mão na roda esse processo.