Pré-diagramação em jornal e revista

Se o fechamento comercial de seu veículo ainda acontece às seis da tarde, depois que a redação começou a escrever as matérias do dia seguinte, não se preocupe, você não está sozinho: quase todos os jornais brasileiros usam um esquema amador como o veículo em que você trabalha. Esta improvisação pode levar a muitos problemas que são resolvidos com um procedimento simples: a pré-diagramação.

Porque fazer a pré-diagramação

Publicidade é um negócio sério. Jornalismo, mais ainda. Anúncios de jornal precisam ser programados e devem ser fruto de um meticuloso planejamento, que, em geral, é trabalho de agências de publicidade. Mesmo os anúncios diretos, feitos em casa, podem ter programação cuidadosa. Poucas vezes há urgência na publicação de anúncios. Portanto, quase nunca há razão para improvisação como aceitar um anúncio na última hora. Mas o que deveria ser uma exceção, vira regra no jornalismo brasileiro: entra um anúncio de última hora, e o editor é obrigado a “derrubar” ou mutilar matérias.

Veja o que acontece quando a falta planejamento e seriedade nas rotinas produtivas de seu veículo provoca a derrubada parcial ou total de matérias:

  • Você deixa a página de seu veículo mais feia, pois ela deve ser desenhada como um todo, a partir da área de anúncios, e não remendada na última hora.
  • Você está desrespeitando o leitor. Afinal, ele compra seu jornal pela matérias, não pelos anúncios. O leitor é o motivo de existir de seu veículo. Anúncios são apenas para equilibrar o orçamento.
  • Você está desrespeitando o anunciante, demonstrando tratar a publicidade como um negócio improvisado.
  • Você está atrasando o processo produtivo.
  • Você está jogando no lixo um serviço jornalístico pelo qual pagou.
  • Você está indicando que os serviços de seus jornalistas são descartáveis e desenvolvendo frustração profissional em toda a equipe.

Tudo isto pode ser evitado com procedimentos muito simples, rápidos e indolores:

  • Fechamento comercial no dia anterior à edição (ou pela manhã do dia da edição, no máximo).
  • Pré-diagramação.

Aplicando a pré-diagramação

Pré-diagramação é a diagramação de páginas, com um texto “falso”, antes do texto final ficar pronto. Não é coisa de outro mundo. Consiste em:

  1. Desenhar as páginas antes que os redatores comecem a escrever;
  2. Fazer o cálculo preciso de caracteres que cabem no espaço designado, com um texto conta-caracteres;
  3. Passar este número para o redatores, para que eles escrevam na medida certa;
  4. Colocar o texto pronto no espaço já diagramado.

Mas, para que o esquema funcione, é necessário que a redação já saiba, de antemão, o espaço ocupado por anúncios, o que implica em fechamento comercial na manhã do dia de edição. Portanto, você precisa agir com inteligência, planejando seu jornal.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.