Hoje, no design de publicações periódicas, deve-se usar a modulação comercial e editorial para facilitar o processo produtivo do veículo. A modulação é a divisão de área do impresso em uma grade modular. Isto é, a grade de colunas e fileiras servirá de módulo para os tamanhos de anúncios e, por consequência, de matérias editoriais.
As vantagens deste método são as seguintes:
Nem sempre é possível adequar os anúncios ao tamanho padronizado dos módulos. Nestes casos, não se pode fazer nada a não ser aceitar os anúncios. Aí, a diagramação das matérias sai fora da modulação. Não há problema quanto a isto, mas deve ser uma exceção, não uma regra.
Os programas de editoração, em geral, têm um recurso chamado de linha-guia para ajudar a marcar o espaço modulado. Essas linhas-guia atraem os objetos gráficos como se fossem ímãs, ajudando o alinhamento.
Dicas sobre guias no PageMaker:
O Scribus (para Linux, Windows e Macintosh), e o InDesign têm um gerenciador de gradas semelhante ao do PageMaker, em que você escolhe o número de colunas, o número de linhas e os espaços entre eles. Os programas geram as linhas-guia automaticamente.
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…
View Comments
ok