Modulação comercial e editorial de jornal e revista

Hoje, no design de publicações periódicas, deve-se usar a modulação comercial e editorial para facilitar o processo produtivo do veículo. A modulação é a divisão de área do impresso em uma grade modular. Isto é, a grade de colunas e fileiras servirá de módulo para os tamanhos de anúncios e, por consequência, de matérias editoriais.

As vantagens deste método são as seguintes:

  • A modulação reduz os custos para agências de publicidade e para anunciantes de uma região. O módulo padrão deve ser negociado entre os diversos veículos da região e entre os agentos do mercado, para que todos usem as mesmas medidas.
  • A modulação facilita e agiliza a diagramação: o veículo pode ter algumas centenas de páginas pré-diagramadas em suas bibliotecas de páginas, prontas para serem preenchidas com as notícias do dia (O jornal Zero Hora, de Porto Alegre, tem cerca de 200 páginas pré-diagramadas)

Na ilustração ao lado, aparece uma página do PageMaker com linhas-guia marcando a grade de diagramação baseada em módulos. Repare que todos os anúncios obedecem ao tamanho dos módulos.

Nem sempre é possível adequar os anúncios ao tamanho padronizado dos módulos. Nestes casos, não se pode fazer nada a não ser aceitar os anúncios. Aí, a diagramação das matérias sai fora da modulação. Não há problema quanto a isto, mas deve ser uma exceção, não uma regra.

Criando grades

Os programas de editoração, em geral, têm um recurso chamado de linha-guia para ajudar a marcar o espaço modulado. Essas linhas-guia atraem os objetos gráficos como se fossem ímãs, ajudando o alinhamento.

Dicas sobre guias no PageMaker:

  1. Coloque as guias arrastando o mouse das réguas para a página.
  2. Elimine as guias arrastando-as de volta para as réguas.
  3. Para evitar mover por engano as guias ou as divisões de colunas, trave-as pelo menu “Visualização > travar guias” (teclas de atalho CTRL+ALT+ç).
  4. Para facilitar a colocação de linhas-guias, ligue o recurso de aderir às réguas: Menu “Visualização > Aderir às réguas” (teclas CTRL+ALT+R)
  5. Colocar estas linhas-guia manualmente pode ser aborrecido. Para facilitar este serviço, o PageMaker dispõe de um gerenciador de grades (menu “Recursos adicionais > Gerenciador de grades”) que permite a você aplicar imediatamente uma grade pré-desenhada à página.

Dicas sobre guias no Scribus

O Scribus (para Linux, Windows e Macintosh), e o InDesign têm um gerenciador de gradas semelhante ao do PageMaker, em que você escolhe o número de colunas, o número de linhas e os espaços entre eles. Os programas geram as linhas-guia automaticamente.

José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago