Com o espaço comercial de um jornal diário definido pela manhã ou no início da tarde, pelo departamento comercial, a redação pode começar a desenhar a página. Alguns autores chamam isto de “arranjo macro”, porque é o arranjo de grandes blocos de anúncios e matérias. O editor trabalha com o diagramador e, juntos, riscam os espaços para as matérias, conforme a altura dos anúncios.
A experiência de décadas de trabalho em oficinas de jornais deu origem a uma série de regras que geralmente funcionam, na colocação de publicidade e conteúdo editorial em jornais. Estas dicas foram passadas a mim nos anos 1990 pelo mestre Izaltino, experiente tipógrafo com passagens pelas oficinas do velho Correio do Povo e Zero Hora (Porto Alegre, Brasil).
- Anúncios grandes ficam para o lado de fora das páginas, em baixo. Como são grandes, eles serão vistos de qualquer forma.
- Anúncios médios ficam acima e dos lados dos grandes.
- Anúncios pequenos formam uma “escadinha”, entre os grandes e médios. Assim, eles se destacam mais, apesar de serem pequenos.
- A pirâmide deve descer para o centro da página, não para fora da página.
- Deve-se evitar pilhas porque isto tende a “sufocar” os pequenos anúncios. E afinal, “você tem que valorizar o pequeno anunciante, para que ele se torne um grande anunciante!”, como recomenda o tipógrafo Izaltino.
- Só podem ser empilhados os anúncios de indicadores profissionais, por exemplo, ou outro tipo de anúncio relacionado a segmentos comerciais. Se faz isto para definir bem que é uma seção específica.
Na ilustração ao lado, que representa uma página de jornal tablohttps://meiradarocha.jor.br/news/2007/06/13/pre-diagramacao-em-jornal-e-revista/ide com modulação comercial, os anúncios (retângulos grisê) foram colocados em pirâmide. Os números representam a ordem de colocação, que é feita pelo departamento comercial.
Colocação de matérias
Essa diagramação em pirâmide é ótima para os anunciantes, mas ruim para o diagramador, que tem o desafio de tornar interessante um espaço em escadinha aparentemente impróprio para diagramação. No entanto, o artista gráfico deve tirar partido deste layout, em vez de fazer com que matérias editoriais e anúncios briguem dentro da página.
Atualmente, não se admite o chamado “joelho” na diagramação (dog leg, pata de cachorro, em inglês). O joelho é formado por colunas de matérias que terminam em alturas diferentes. Para se evitar joelhos, as matérias têm que caber em um retângulo, não em um polígono. Entretanto, até grandes jornais como New York Times ou Folha de São Paulo cometem joelhos.
Para se eliminar joelhos, a primeira providência é transformar a escadinha formada pelos anúncios numa escadona, fechando alguns degraus com pequenas materinhas, notinhas e, eventualmente, calhaus (anúncios do próprio jornal, pré-desenhados e prontos para qualquer eventualidade). Assim, o diagramador terá espaços retangulares maiores para colocar matérias maiores. Procure deixar espaços maiores na parte de cima da página para as matérias principais.
Na ilustração ao lado, as matérias (retângulos azuis) foram dispostas de maneira a fechar os degraus da escada, sempre em blocos retangulares e sem deixar “joelhos” na diagramação. Cada quadro azul corresponde a uma matéria diferente. Os números representam a ordem de colocação:
A altura dos anúncios determina a altura das matérias. Assim, ao leitor parecerá que toda a página foi cuidadosamente desenhada (o que é verdade).
- Observe que as páginas destes exemplos são diagramadas conforme uma modulação comercial e editorial de jornal, comentado no artigo sobre disposição de anúncios e matérias.
- Também em outro artigo, discuto um método fácil e preciso de fazer o cálculo de texto que cabe em um espaço de matéria jornalística.
- No exemplo acima, os quadros de matérias representam o lugar das matérias. Mas, no PageMaker, estes espaço precisam ser mais divididos: um quadro para os títulos e um quadro para cada coluna de matéria.
- Em programas mais evoluídos, como QuarkXPress, Ventura, InDesign ou Scribus, não é necessário abrir um quadro para cada coluna. Você abre um quadro para o título e um quadro para o texto. Depois, você determina que o quadro tenha mais de uma coluna e o texto entrará em colunas automaticamente.
- Com o Corel Ventura, que foi o melhor programa de editoração durante anos, você abre apenas um quadro, como no exemplo acima. Ao colocar o texto dentro do quadro, a matéria já fica automaticamente formatada. O título já foi definido para não obedecer à divisão de colunas e fica com a largura total do quadro. O texto deve obedecer às colunas e fluir automaticamente. Além disso, o Ventura distribui as linhas de texto igualmente pelas colunas (balanceamento) de maneira que a última colunas não fique com menos texto. Também faz a justificação vertical. Ou seja: o texto fica alinhado em cima e em baixo. Isto é complicado de se fazer com o PageMaker. Quase impossível, num jornal diário que tem pressa de ser finalizado.
Prezado Professor
Pretendo iniciar um projeto de revista com anunciantes. Quais matérias podemos elencar que seja do interesse de donas de casa e como dividir os anuncios?
Poderia ajudar quais caminhos seguir. Links, matérias ou sugestão?
Muito Obrigado
Antonio
Olá, Antonio!
Essas suas dúvidas e outras mais que aparecerão são alguns dos conteúdos que se aprendem em 4 anos de teoria e prática num curso de Jornalismo. Não são simples nem rápidas de serem respondidas. No entanto, se você tiver disciplina, poderá encontrar as respostas em centenas de livros de Jornalismo (alguns deles com grandes trechos no Google Livros) e em sites como este meu. Sinta-se à vontade para navegar por ele.
Sucesso nos negócios!
Prezado professor. inicialmente gostaria de parabeniza-lo pelas materias do seu site sobre como editar um jornal. Estou aqui em sergipe e pretendo colocar um jornal em circulação numa cidade do interior e tenho lido bastante sobre as suas considerações a respeito e tem sido muito validas. mas tenho uma duvida que com certeza o Sr. me auxiliara. Quero saber o seguinte:Para se colocar alguma reportagem que outro jornal ou outro site de jornal lançou eu preciso pedir autorização ou somente sera necessario eu colocar a fonte de onde veio a reportagem? Me exclareça por favor.
Ficarei no aguardo. E mais uma vez parabens.
Obrigado
Mauricio stemler
Aguardarei sua resposta para o meu email.
Olá, Maurício!
Para republicar artigos de outros veículos é necessário solicitar autorização, pela lei do direito autoral. Mas eu recomendo que você coloque matérias da Agência Brasil, que é uma agência pública e libera a publicação.
li e gostei bastante estou com uma dificuldade enorme minha filha e umas amiguinha resolverao fazer um jornal na minha cidadezinha de 1500 abitantes so que nao acho um projeto pronto para editar ou me basear nele vc pode me ajudadr
Olá, Diovani!
Este site está cheio de dicas para ajudar esta turma empreendedora. Sintam-se à vontade para navegarem nele e estudarem. O caminho é árduo, no início, mas vai ficando mais fácil a cada passo.
Sucesso!
Professor, como o senhor me ajudou com o envio do artigo sobre o projeto grafico do jornal, me sinto no dever de retribuir de alguma forma.
A versão CS5 do Indesign já permite a distribuição do titulo e do texto em colunas no mesmo quadro. Basta configurar o estilo do titulo com a opção Span Columns. Em paragraph layout seleciona a opção Span Columns e em span, a opção All (para ele ser util em todos os quadros q tiverem numeros de colunas diferentes.
Legal! É um recurso útil que o Ventura sempre teve.