Modelos de jornais para PageMaker

Os links a seguir apontam para dois modelos (templates) do PageMaker, com tamanhos de jornais usados no Brasil. Eles também podem ser importado pelo InDesign, necessitando apenas arredondamentode algumas medidas, porque o PageMaker não tem a precisão do InDesign.

Sinta-se livre para usá-los. Afinal, copiar informação não é roubo (embora os tubarões gostem de fazer você pensar que é). Só não esqueça de citar o autor! 😉

  • Tablóide gaúcho. Eu o chamo assim porque é o formato usado por Zero Hora e pelo Jornal do Comércio de Porto Alegre, e influencia o formato de jornais da região. É uma herança dos extintos jornais Folha da Tarde e Folha da Manhã, influência dos tablóides de Buenos Aires. Neste formato, o módulo criado pelo diretor de arte de ZH, Luiz Adolfo Lino de Souza, mede 11p6 x 4cm.

    Uma coisa boa deste formato é que ele pode ser impresso numa impressora a jato de tinta em duas partes, para efeito de prova. Se a largura fosse maior que os 270mm, a direita da página sairia um pouco cortada. No PageMaker, deve ser escolhida a impressão “em partes”, “manualmente”. A impressão ocorre a partir do ponto zero da página. Se algo sair cortado, mova o ponto zero até toda a página ser impressa.

  • Novo standard. Ou novo broadsheet. Esse horrível, bizzaro, revoltante e abominável formato foi adotado por muitos veículos brasileiros para que as empresas economizem papel jornal. Ele é muito ruim porque não é proporcional: o tablóide feito a partir dele é quase um quadrado. O mais engraçado foi jornais como Folha de São Paulo anunciando a infeliz decisão como se fosse uma vantagem para o leitor. Sinto muito, brasileiros, jornais grandes estão em extinção. Leia um pouco mais sobre este formato em “Abaixo o jornal alto“.
José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

  • QUERO FAZER O JORNAL SOZINHO TENHO O PAGE MAKER NO COMPUTADOR TEM ALGUM MODELO PRONTO O CHAMADO ESPELHO JA QUE PAGO PARA FAZER A DIAGRAMAÇAO E USAM O COREL E NÃO SEI USAR.

    • Os modelos estão nos links acima. Mas, como qualquer coisa na vida, você tem que aprender a usar os programas para diagramar.

  • Caro amigo, muito bom o post.

    Minha dúvida pesa em saber se o Zero Hora e alguns jornais com diagramação moderna e "diferente" (como o Metro) utiliza o PageMaker. Qual o editor mais utilizado nestes jornais?!

    Outra dúvida é quanto levar um logotipo feito no Corel para o PageMaker. Qual a melhor forma de ter este arquivo lá sem perder a qualidade?!

    Grato.

    • Olá, Samuka!
      Os jornais atualmente usam em geral o Adobe InDesign. Outros poucos usam o QuarkXPress. Apenas jornais pequenos e desatualizados usam o PageMaker.
      Para usar desenhos no PageMaker, a melhor opção é exportar em formato EPS com cabeçalho WMF (em ambiente Windows) ou TIF (em ambiente Macintosh).

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago