Os links a seguir apontam para dois modelos (templates) do PageMaker, com tamanhos de jornais usados no Brasil. Eles também podem ser importado pelo InDesign, necessitando apenas arredondamentode algumas medidas, porque o PageMaker não tem a precisão do InDesign.
Sinta-se livre para usá-los. Afinal, copiar informação não é roubo (embora os tubarões gostem de fazer você pensar que é). Só não esqueça de citar o autor! 😉
- Tablóide gaúcho. Eu o chamo assim porque é o formato usado por Zero Hora e pelo Jornal do Comércio de Porto Alegre, e influencia o formato de jornais da região. É uma herança dos extintos jornais Folha da Tarde e Folha da Manhã, influência dos tablóides de Buenos Aires. Neste formato, o módulo criado pelo diretor de arte de ZH, Luiz Adolfo Lino de Souza, mede 11p6 x 4cm.
Uma coisa boa deste formato é que ele pode ser impresso numa impressora a jato de tinta em duas partes, para efeito de prova. Se a largura fosse maior que os 270mm, a direita da página sairia um pouco cortada. No PageMaker, deve ser escolhida a impressão “em partes”, “manualmente”. A impressão ocorre a partir do ponto zero da página. Se algo sair cortado, mova o ponto zero até toda a página ser impressa.
- Novo standard. Ou novo broadsheet. Esse horrível, bizzaro, revoltante e abominável formato foi adotado por muitos veículos brasileiros para que as empresas economizem papel jornal. Ele é muito ruim porque não é proporcional: o tablóide feito a partir dele é quase um quadrado. O mais engraçado foi jornais como Folha de São Paulo anunciando a infeliz decisão como se fosse uma vantagem para o leitor. Sinto muito, brasileiros, jornais grandes estão em extinção. Leia um pouco mais sobre este formato em “Abaixo o jornal alto“.
preciso de um programa para fazer jornal do tamanho estande, meu amigo eu não te conheço, mais peço sua ajuda
Olá, Paulinho!
Recomendo o Scribus, gratuito, que você pode baixar em http://sourceforge.net/projects/scribus/files/scribus/1.4.0/scribus-1.4.0-windows.exe/download.
Dos programas comerciais, o melhor é o Adobe InDesign, mas custa de 2 a 4 mil reais.
Professor,
Edito um site (blog), e também o faço impresso..
Uso a ferramenta Publisher da Microsoft, como pode ver inserido na lateral da minha pagina web..
Gostaria de saber se no Page Maker, tem mais opções de trabalho…
Gostaria de ter sua critica, pois sua avaliação será importante..
Avalie… http://www.pagina7.com
Grato
Adelmo Rocha
Olá, Adelmo!
Ambos são programas superados e descontinuados (fora de linha). Mas o PageMaker é mais profissional e ainda é muto usado.
Professor bom dia, parabéns pelos seus comentários.
Estou tentando editar um jornal interno para minha igreja, porém sou leigo no assunto. Baixei o programa Pagemaker 7.0, mas na hora de abrir não consigo abrir nada.
O Sr. pode me ajudar?
Olá, Alexandre!
Comece lendo o manual do programa. Mas o PageMaker é um programa comercial. Em caso de dificuldades, tente contatar o fabricante.
Olá,, estou com um pequeno problema usando o pagemaker 7.0,, acontece o seguinte fazemos o jornal no pagemaker da em diante tudo bem digamos que temos duas maquinas para fazer a montagem e uma delas foi formatada e instalada em seguida tudo novamente,mas quando enviamos para um impressora offset fotolito nas paginas criadas que contenha texto sublinhados na hora de visualizar na impressora ecrm mako 56 aparece tarjas preta nas paginas…??????!!!!!!!
obs: se tiramos o a palavra sublinhada fica ok,e se enviamos do segundo computador a mesma pagina criada nao temos o problema.. gostaria de saber se vc tem uma solução ou ja viram problema parecido com esse !!! valeu espero respotas..obrigado…
A HP LaserJet 1020 tem um bug destes no driver para Windows. Resolve-se enviando as páginas de cabeça para baixo. Mas não é PostScript. Seu caso pode ser problemas de fontes tipográficas. Ou pode ser bug do PageMaker. Contate o suporte técnico.
Boa Tarde, olá eu sou estagiária de diagramação em um jornal pequeno da cidade aonde eu moro, e gostaria de receber sua dicas tendo em vista que estou começndo agora e uso o P.M 7 , Gostaria de aprender mais sobre o assunto,,e só para constar seu blog é ótimo
Olá. Ana!
Seja bem-vinda. Este site está cheio de dicas de diagramação e projeto gráfico. Não uso mais o PageMaker. Adotei o programa livre Scribus. Mas as dicas, em geral, servem para qualquer programa.