Os links a seguir apontam para dois modelos (templates) do PageMaker, com tamanhos de jornais usados no Brasil. Eles também podem ser importado pelo InDesign, necessitando apenas arredondamentode algumas medidas, porque o PageMaker não tem a precisão do InDesign.
Sinta-se livre para usá-los. Afinal, copiar informação não é roubo (embora os tubarões gostem de fazer você pensar que é). Só não esqueça de citar o autor! 😉
- Tablóide gaúcho. Eu o chamo assim porque é o formato usado por Zero Hora e pelo Jornal do Comércio de Porto Alegre, e influencia o formato de jornais da região. É uma herança dos extintos jornais Folha da Tarde e Folha da Manhã, influência dos tablóides de Buenos Aires. Neste formato, o módulo criado pelo diretor de arte de ZH, Luiz Adolfo Lino de Souza, mede 11p6 x 4cm.
Uma coisa boa deste formato é que ele pode ser impresso numa impressora a jato de tinta em duas partes, para efeito de prova. Se a largura fosse maior que os 270mm, a direita da página sairia um pouco cortada. No PageMaker, deve ser escolhida a impressão “em partes”, “manualmente”. A impressão ocorre a partir do ponto zero da página. Se algo sair cortado, mova o ponto zero até toda a página ser impressa.
- Novo standard. Ou novo broadsheet. Esse horrível, bizzaro, revoltante e abominável formato foi adotado por muitos veículos brasileiros para que as empresas economizem papel jornal. Ele é muito ruim porque não é proporcional: o tablóide feito a partir dele é quase um quadrado. O mais engraçado foi jornais como Folha de São Paulo anunciando a infeliz decisão como se fosse uma vantagem para o leitor. Sinto muito, brasileiros, jornais grandes estão em extinção. Leia um pouco mais sobre este formato em “Abaixo o jornal alto“.
ola boa tar de meu nome é felipe e preciso de uma ajuda pois sou leigo nesse assunto e estou precisando urgente de um modelo de jornal para publicação na empresa em que eu trabalho.
por fafor me ajude vale uma promoção .
valeu brigadão!!
Olá, Felipe!
Aí acima estão dois modelos. Sinta-se à vontade para usá-los. Mas já aviso que Jornalismo exige aprendizado básico de umas 3 mil horas.
Parabéns pela qualidade de informação contida em seu blog. Mostra um profissional sério e comprometido em levar ferramentas a informação útil a outros profissionais.
Obrigada.
Obrigado, Deise!
Espero que as informações tenham sido úteis para você!
Prof. bom dia, eu queria uma foto de um jornal escolar, onde eu posso achar?
Olá, Joeylson!
Procure por “jornal escolar” no Google Imagens.
Bom dia José Antônio
É possivel me mandar o formato do jornal de impressão a jato de tinta (Impressora comum). Pois tenho projeto de lançar um jornal, mais com baixo custo de impressão.
Atenciosamente
Rodrigo
Olá, Rodrigo!
Jato de tinta é a mais cara impressão que existe. Mas, se você quiser fazer, o formato é A4.
Todos os jornais do território nacional
adotaram este formato, ou ainda
rodam alguns nos formatos antigo?
Olá, Paulo!
Aparentemente, apenas os grandes jornais adotaram este formato. Existem muitos ainda no formato antigo, conforme pode-se encontrar no Newseum.
Professor,
Como eu faço para criar a página central do tablóide? Eu sei que tem que configurar a página para que ela saia sem diferença de margem, mas como eu faço isso?
Olá, Vanessa!
Crie duas páginas-mestras com as margens adequadas para o que você quer fazer nas páginas centrais. Ou mude “à unha” as margens e colunas.