Os links a seguir apontam para dois modelos (templates) do PageMaker, com tamanhos de jornais usados no Brasil. Eles também podem ser importado pelo InDesign, necessitando apenas arredondamentode algumas medidas, porque o PageMaker não tem a precisão do InDesign.
Sinta-se livre para usá-los. Afinal, copiar informação não é roubo (embora os tubarões gostem de fazer você pensar que é). Só não esqueça de citar o autor! 😉
- Tablóide gaúcho. Eu o chamo assim porque é o formato usado por Zero Hora e pelo Jornal do Comércio de Porto Alegre, e influencia o formato de jornais da região. É uma herança dos extintos jornais Folha da Tarde e Folha da Manhã, influência dos tablóides de Buenos Aires. Neste formato, o módulo criado pelo diretor de arte de ZH, Luiz Adolfo Lino de Souza, mede 11p6 x 4cm.
Uma coisa boa deste formato é que ele pode ser impresso numa impressora a jato de tinta em duas partes, para efeito de prova. Se a largura fosse maior que os 270mm, a direita da página sairia um pouco cortada. No PageMaker, deve ser escolhida a impressão “em partes”, “manualmente”. A impressão ocorre a partir do ponto zero da página. Se algo sair cortado, mova o ponto zero até toda a página ser impressa.
- Novo standard. Ou novo broadsheet. Esse horrível, bizzaro, revoltante e abominável formato foi adotado por muitos veículos brasileiros para que as empresas economizem papel jornal. Ele é muito ruim porque não é proporcional: o tablóide feito a partir dele é quase um quadrado. O mais engraçado foi jornais como Folha de São Paulo anunciando a infeliz decisão como se fosse uma vantagem para o leitor. Sinto muito, brasileiros, jornais grandes estão em extinção. Leia um pouco mais sobre este formato em “Abaixo o jornal alto“.
Professor,
onde eu posso fz download de template para pagemaker 7.0 em modelos de tablóide gaúcho?
Oi, Vanessa!
Baixe os modelos da versão 6.5 e abra no PM 7.0 sem problemas.
Olá… professor sabe de alguma maneira de
como baixar o PageMaker 7 em português.
Consegui em inglês sendo assim a dificuldade
aumenta na aprendizagem.
Abçs!
Olá, Valéria!
Tente o site da Adobe (http://adobe.com.br). Talvez eles tenham uma versão de testes de 30 dias de uso grátis.
Abraços!
Oie!!!
Tem como colocar o exemplo da página no page maker versão 7.0 ??
Esta quase impossivel encontrar a versão 6.5…Desde já agradeço!!
Oi, Valéria!
O PageMaker 7 abre arquivos da versão 6.5 sem problemas.
Abraços!
QUERO FAZER O JORNAL SOZINHO TENHO O PAGE MAKER NO COMPUTADOR TEM ALGUM MODELO PRONTO O CHAMADO ESPELHO JA QUE PAGO PARA FAZER A DIAGRAMAÇAO E USAM O COREL E NÃO SEI USAR.
Os modelos estão nos links acima. Mas, como qualquer coisa na vida, você tem que aprender a usar os programas para diagramar.
Caro amigo, muito bom o post.
Minha dúvida pesa em saber se o Zero Hora e alguns jornais com diagramação moderna e “diferente” (como o Metro) utiliza o PageMaker. Qual o editor mais utilizado nestes jornais?!
Outra dúvida é quanto levar um logotipo feito no Corel para o PageMaker. Qual a melhor forma de ter este arquivo lá sem perder a qualidade?!
Grato.
Olá, Samuka!
Os jornais atualmente usam em geral o Adobe InDesign. Outros poucos usam o QuarkXPress. Apenas jornais pequenos e desatualizados usam o PageMaker.
Para usar desenhos no PageMaker, a melhor opção é exportar em formato EPS com cabeçalho WMF (em ambiente Windows) ou TIF (em ambiente Macintosh).