Em meus trabalhos de planejamento gráfico pelo Brasil adentro, tenho me deparado muito com jornais “standard”, o formato largo (broadsheet) bom para cobertor de sem-teto mas ruim para se ler tomando o café da manhã. Quando sugiro a mudança para o formato menor, tablóide (o que sempre faço), a resposta não varia muito:
— O público está acostumado.
— Tablóide parece sensacionalista.
— Aqui na região o pessoal acha que só é jornal se for grande.
Então a culpa é do Público Leitor. Tenho que me dirigir ao caríssimo Público Leitor, e pedir: “Pense bem, Público Leitor”:
Quanto ao aspecto sensacionalista, convenhamos: se um jornal vai parecer sensacionalista ou não (nada contra, eu gosto) é pela linha editorial que adota, pelo bom jornalismo, pela gestão jornalística competente. Pode ser até um tablete (aliás, as revistas são tablete), que, tendo uma política editorial definida, em pouco tempo o leitor aprende que o jornal é “sério”.
Ninguém acusaria de sensacionalistas dois dos veneráveis britânicos: The Times e Independent trocaram o formato e o resutado fou muito bom. Se se os britânicos, que inventaram o standard, chegaram à conclusão que o tablóide é melhor, por que seguir publicando com este formato anacrônico?
Então, caro Público Leitor, quem sabe você dá uma chance para o tablóide? A indústria jornalística agradecerá, um dia.
Aqui estão alguns links sobre o tema. A discussão sobre mudança de formato para tablóide vem aumentando nos últimos anos.
“UK: arrival of compacts poses big questions for The Guardian”. O sucesso do tablóide no The Times e no The Independent está presionando os editores de outros jornais broadsheet.
Does Size Matter For Newspapers? Estudo do INMA sobre formatos pequenos. O INMA é uma associação não-lucrativa que se dedica a estudar aspectos de marketing jornalístico.
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…
View Comments
ola estou presizando mudelo de jornal escola como para baixa?
Clique em Modelos de jornais para PageMaker.