Bom, talvez seu veículo seja bem desenhado. Mas se ele cai em alguma das categorias abaixo, cuidado. Está na hora de buscar socorro profissional.
Se o seu periódico tem algum destes sintomas, está na hora de contratar um planejamento gráfico ou “newspaper design”.
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…
View Comments
Professor, primeiramente parabéns pela iniciativa de dividir seus conhecimentos conosco, que às vezes não temos acesso a tão previlegiada Universidade., somos auto-didatas talentosos porém desprovidos de técnica.
Gostaria de pedir que quando for dar alguma palestra ou workshop, por favor me avise porque irei onde estiver, pois gostei muito do seu trabalho e da sua disposição e divulgá-lo.
Um abraço
Olá, Rita!
Obrigado pelo prestígio! :)
Boa tarde professor, pesquisando pelo google achei o senhor, e se puder me ajudar, agradeço.
Estou com a idéia de montar um jornal de bairro, trabalhei por mais de 20 anos na área gráfica, tenho conhecimentos de impressão e acabamento, mas de editorial ainda engatinho, um amigo meu formado em comunicação social esta para me ajudar, gostei das suas dicas no site, mas se puder, claro, gostaria de um pouco mais de informação sobre editoriais e na possibilidade de um jornal de bairro, sou de sp zona norte.
obrigado
e aguardo retorno
Olá, Roberto!
Sinta-se à vontade para usar as dicas que coloco neste site.
O jornalismo impresso "superlocal", em bairros, é uma das apostas nestes tempos de internet.
Sucesso em seu empreendimento!
Bom dia professor. Estou a desenhar (ou a tentar) um jornal novo aqui para o norte do meu pais... Estou completamente sem ideias :(... Gostaria de lhe pedir se seria possivel, me dar umas dicas, ideas, sugestões... Qualquer coisa... Estou completamente em branco. Obrigado pelo tempo despendido. Um abraço do outro lado do oceano :)
Olá, Pedro!
Mario Garcia, grande designer de jornais, diz que se começa um projeto gráfico reunindo ideias de outros jornais. Então, para conseguir ideias, vá ao Newseum (http://newseum.org) e navegue por jornais de todo o mundo. São só capas mas já dão alguma ideia de como planear.
Alguns dos passo para um projeto gráfico são:
1. Definir o tamanho do papel, margens, colunas, grade gráfica.
2. Definir a tipografia: tamanhos de letras, famílias tipográficas, estilos de parágrafos. Leia meus artigos sobre estilos.
3. Definir a distribuição das matérias (stories. Como se chamam em Portugal?) na grade gráfica.
Olá professor! Acredito que apartir de agora o meu interesse por periódicos (Jornais) ficará mais aguçado. Pretendo aprender muito com o senhor, pois acredito muito nesse ramo aqui na nossa região.
Suerte.
Parabéns, José Antonio, pelo seu site, completo e dinâmico, e por vc se mostrar um profissional que compartilha seu conhecimento. Oxalá todos se inspirem em seu ideal a serviço da coletividade e de uma imprensa e jornalismo mais responsáveis e com maior profissionalismo.
Abraços
Viviane Viaut Moreira
Amambai - MS
Obrigado pelo prestígio, Viviane!
Suas palavras me inspiram a continuar a colaboração com todos.
Abração!
Olá, Meira.
Parabéns pelas dicas, sempre muito pertinentes.
Minha dúvida é quanto à relação "tamanho de fonte x espaçamento". Eu estou em busca de uma nova fonte para meu jornal (w: 315 mm h: 470 mm). Penso em adotar a Georgia, após ler sua dica, mas, levando em conta o tamanho da página que lhe informei, qual seria o tamanho e o espaçamento entre as linhas ideal para uma leitura confortável?
Feliz ano novo!
Cordiais saudações!
Olá, Rodrigo!
Normalmente, o tamanho da fonte (corpo) fica agradável entre 10 pontos e 12 pontos, com uma entrelinha não muito grande, talvez 110% da entrelinha. Experimente também as fontes Liberation, que são gratuitas e têm as mesmas larguras da Arial e Times.
Abraços!
Bom dia!
Estou iniciando um projeto gráfico na cidade que resido e é basicamente um almanaque de distribuição gratuita ( que se mantém por meio de anuncios de baixo custo destinados à empresas que fazem divulgação por meio de panfletos... com isso eu insiro a marca dos clientes e eles atingem um maior numero de leitores e guardam as revistas em casa ). Enfim, o foco do produto é um publico abrangente, vai de 16 à 60 anos e possui conteúdo de qualidade ( todos com fonte da web por eu não ser jornalista ). A formato atual é 10,5x19cm em cada página e estou usando Arial 7 pra fazer os textos. Gostaría de pedir alguma dica sobre fontes, essa que estou usando, aparentemente teve uma boa aceitação por parte dos leitores, mas sempre a opinião de um profissional mais qualificado é interessante.
Fico no aguardo, caso tenha alguma duvida sobre o almanaque, meu msn é lowrra@gmail.com
Um abraço!
André Luis
Arial é muito vulgar. Tente alguma fonte mais moderna, com mais personalidade...
Olá, Mauro!
Eu recomendo que você use outra fonte em sua página, porque todo o mundo usa a Times. Por exemplo, use as Liberation fonts (http://meiradarocha.jor.br/news/2007/07/25/fontes-substituem-times-new-roman-e-arial/), que são idênticas em largura à Times e Arial. Pouca gente usou-as até agora, e elas são bem bonitas.
Não se deve usar a fonte Times New Roman no jornal ON LINE ou a advertência vale também para o jornal impresso? Escrevo e edito uma página colorida num jornal impresso e optei por essa fonte. Devo mudar?
Olá, Germano!
Para títulos, recomendo muito usar duas famílias: uma grossa, estreita, sem serifa, para títulos principais. Esse títulos aparecem como uma massa mais escura na página do jornal. Para usar como contraste, recomendo uma fonte com serifa, em itálico, fina.