Seu jornal é bem desenhado?

Bom, talvez seu veículo seja bem desenhado. Mas se ele cai em alguma das categorias abaixo, cuidado. Está na hora de buscar socorro profissional.

  1. Seu jornal usa a fonte tipográfica Times New Roman ou similar.
  2. Ele não tem personalidade: se alguém olha uma página qualquer, não é capaz de dizer que jornal é.
  3. As matérias têm títulos que não se destacam do texto, à primeira olhada.
  4. Os título ou fotos são desproporcionais em relação à quantidade de texto da matéria.
  5. Você amontoa anúncios na capa, fazendo seu veículo parecer um almanaque de farmácia.
  6. Você empilha anúncios no miolo do jornal, em vez de usar a técnica de pirâmide.
  7. Você deixa “joelhos” em matérias (colunas que terminam em alturas diferentes).
  8. Você não se preocupa com a qualidade dos anúncios produzidos “em casa”.
  9. Você investiu no visual de seu veículo menos do que investiu em um computador.
  10. Você não investiu na qualificação de seus diagramadores, usou “uma gurizada que mexe com computador, aí”.

Se o seu periódico tem algum destes sintomas, está na hora de contratar um planejamento gráfico ou “newspaper design”.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.